Logo O POVO+
Cortes no Sebrae podem comprometer projeto de rotas turísticas
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Cortes no Sebrae podem comprometer projeto de rotas turísticas

Tipo Opinião

Programas direcionados para microempresas e rotas turísticas correm o risco de acabar ou de sofrer redução, caso ocorra o corte de 15,75% nas verbas do Sebrae. Os recursos serão direcionados para a criação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, que substituirá a Embratur.

Em todos os estados estão sendo feitas reuniões para avaliar a questão e pensar no impacto da redução no orçamento. No Ceará, houve reunião do Conselho Deliberativo, encabeçado por Ricardo Cavalcante, também presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), mas nenhuma decisão foi tomada. Há uma aposta nas negociações que ocorrem em Brasília, que devem ser concluídas ainda esta semana.

Caso seja seguida a orientação de alguns estados, o corte ocorrerá em programas da área turística, inviabilizando programas como a "Rota do Café", em Baturité. Também já foi dada orientação para uma redução uniforme nos programas da entidade, diminuindo o orçamento dos projetos destinados às microempresas.

RECURSOS

Negociação com o governo

A próxima semana será decisiva para a negociação de verbas do Sebrae e caberá a Eduardo Diogo, diretor de Administração e Finanças da entidade, o papel de negociador junto ao governo federal: ele terá que convencer a equipe de Bolsonaro de que os recursos da Agência do Turismo devem ter outra origem. No início do ano, uma das possibilidades ventiladas era a destinação de parte dos recursos das Loterias para a promoção do Brasil no exterior.

QUERO BOLSA

Descontos acima de 80%

Com a crise e as dificuldades de manter os alunos nas faculdades, algumas instituições estão dando descontos para os novos matriculados. O gerente da plataforma Quero Bolsa, Rui Gonçalves, que reúne também instituições que atuam no Ceará, diz que faculdades locais também fizeram sua Black Friday, oferecendo algumas bolsas com descontos de mais de 80% .

Mayhara Chaves
Mayhara Chaves

PORTO DE FORTALEZA

Contrato de minério para a China

O Porto de Fortaleza fechou contrato com a empresa MDN Mineração do Nordeste, com sede em Sobral, para a exportação de minério de ferro. A carga chegará na capital através da ferrovia Transnordestina, devendo o primeiro embarque ser realizado para a China em janeiro de 2020. A presidente da Companhia Docas do Ceará, Mayhara Chaves, comemorou o novo contrato.

EXPANSÃO

Material de construção

O mercado de material de construção continua crescendo com elevação de dois dígitos. O novo presidente da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Ceará (Acomac-CE), Lavanery Campos, diretor das lojas Apiguana, explica que há um cenário econômico mais favorável, com juros e inflação mais baixos. Apesar disso, muitos projetos de expansão de empresas estão ocorrendo porque já estavam programados há bastante tempo.

COMÉRCIO

Black Friday 13º

As filas e os tumultos ocorridos ontem em função da Black Friday mostram o tamanho da demanda reprimida para o consumo. A promoção, realizada no dia de pagamento do 13º salário, comprova a tese de que basta colocar o dinheiro circular, através do pagamento dos trabalhadores, que os recursos retornam através da venda no comércio.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?