Logo O POVO+
Festa na Black Friday, temor com vendas de Natal
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Festa na Black Friday, temor com vendas de Natal

Tipo Opinião
ASSIS Cavalcante, presidente da CDL (Foto: O POVO)
Foto: O POVO ASSIS Cavalcante, presidente da CDL

A movimentação no comércio neste fim de semana superou todas as expectativas. De sexta-feira até ontem, vimos filas para entrar em shoppings e dentro das lojas para pagar as compras.

A Black Friday deste ano realmente animou os compradores. Com o 13º na conta, os consumidores foram à caça das promoções. Mesmo com alguns descontos não tão animadores, houve correria e os resultados finalmente chegaram ao comércio.

O presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, explica que os lojistas ainda estão fazendo as contas. Mas, pelo que foi calculado até agora, o crescimento das vendas, em relação ao mesmo período de 2018, chegou a pelo menos 12%.

Em meio a toda essa comemoração de resultados surge uma preocupação entre os lojistas: essa antecipação das compras vai interferir no Natal? Eis uma questão que não é possível responder agora.

Compras 1

CONSUMO RACIONAL

Alguns economistas e empresários defendem que o crescimento da economia não deve ocorrer pelo consumo, mas pelos investimentos em infraestrutura. Na teoria a afirmação pode ser correta, mas na prática percebemos como o comércio representa um termômetro de pequenas melhoras no bolso do consumidor.

"Não tem jeito; é através do consumo que se gera imposto", destaca Assis Cavalcante, ressaltando que o consumo deve ser racional.

Compras 2

DINHEIRO PARA O FIM DO ANO

Existe a esperança dos lojistas de que muita gente tenha guardado algum dinheiro para o Natal. Como o Estado paga a segunda parcela do 13º no dia 20 e a iniciativa privada libera os salários dos funcionários até o quinto dia útil, acredita-se que parte da população espere um pouco mais para fazer suas compras. O problema está no cartão de crédito, que concentra 75% das vendas e ajuda na antecipação das compras.

Eletrônicos, perfumes, calçados, relógios e semijoias foram os produtos mais vendidos nesta Black Friday.

Centro

MUDANÇAS NO TRÂNSITO

Ontem, a Prefeitura inaugurou as mudanças na Rua Liberato Barroso com General Sampaio. Na Barão do Rio Branco, ainda ocorrerão ajustes no trânsito. A calçada alargada será destinada aos pedestres. Os ambulantes terão espaço próprio.

Dólar

SALMÃO MAIS SALGADO

A escalada do dólar atingiu em cheio os preços da cesta básica. Produtos como azeite, vinho e salmão são alguns dos afetados pelo câmbio. No caso dos supermercados cearenses, a antecipação das compras de alguns supermercados pode ajudar a segurar os preços, mas em algum momento o aumento será repassado ao consumidor final.

Lançamento

NINNA HUB

O Ninna Hub de Inovação será lançado no próximo dia 10, a partir das 18 horas. O projeto funcionará na sede da antiga Bolsa de Valores Regional e conta com recursos da Leblon Investimentos e da Renda Participações.

Frase

"Nunca se deve mobilizar um povo sem ter a solução. Quando não se dispõe dela, é melhor calar"

Mahatma Gandhi (1869-1948), líder pacifista indiano

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?