Logo O POVO+
Desenho de prioridades para 2020?
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Desenho de prioridades para 2020?

Tipo Opinião

O Governo Federal parece mostrar agora o que será prioridade em 2020. Pelo que se desenha, depois dos encaminhamentos das reformas, a equipe econômica pretende fazer caixa através dos programas de privatização.

O decreto publicado ontem, qualificando o Programa Nacional de Desestatização (PND), que inclui os Parques Nacionais de Jericoacoara, Lençóis Maranhenses e de Iguaçu, no Paraná, faz parte dessa articulação. O projeto pretende trazer grandes investidores, com modelos de negócios considerados mais "qualificados". No caso do Nordeste, a cidade de Cancún, no México, volta a ser referência, sem grandes "amarras" na questão ambiental.

Também não parece coincidência, no mesmo dia, ser indicada a troca da presidência do Banco do Nordeste, que até o momento vinha sendo preservado, mas cujas ameaças de fusão com outras unidades nunca foram totalmente descartadas.

Ou seja: a bancada nordestina terá muito trabalho se quiser enfrentar a situação.

Alexandre Pereira
Alexandre Pereira (Foto: JÚLIO CAESAR)

Réveillon

OCUPAÇÃO DE 100%

O secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, que recebeu segunda-feira o Troféu Empreender 2019, garantiu que o Réveillon não terá nenhum prejuízo diante das obras na Beira-Mar. Segundo ele, os hotéis já conseguiram preencher todos os leitos para o final do ano.

Betânia

NOVAS FÁBRICAS EM 2020

A Betânia Lácteos divulgou ontem a intenção de expandir seus negócios em 2020. Investirá R$ 50 milhões em duas novas fábricas, com o objetivo de elevar as vendas em 15%. Uma das unidades será instalada na Bahia, para a produção de queijos e leite longa vida.

Evolution

APLICATIVO PARA FINANÇAS

O consultor Marcos Sá lançou aplicativo financeiro para contribuir para a organização das empresas. O projeto foi realizado através da startup cearense Evolution e pode ser baixado gratuitamente em versão para Android.

Livro

GESTÃO DAS CIDADES

Como deve ser feita a gestão de uma cidade inteligente? A primeira resposta para a pergunta é: observando a cidade. O professor da UECe, Hermano Carvalho, fez este trabalho, que acabou resultando na organização do livro "Gestão das Cidades - Construindo uma nova abordagem". A publicação será lançada amanhã pelo Instituto de Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco) e pela editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE), podendo ser acessado gratuitamente no site www.uece.br/eduece, em formato de e-book.

Deficiências

MISÉRIA EDUCACIONAL

Os resultados apresentados pelo Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês) mostram a dura realidade dos estudantes brasileiros, que passam pela escola sem conseguir aprender o básico. Ou seja: interpretar e refletir sobre um texto. A miséria educacional, na avaliação de alguns empresários, é ainda maior. Na hora de contratar, são percebidas dificuldades para se expressar verbalmente e fazer pequenas operações matemáticas.

EUA

TARIFA DE IMPORTAÇÃO DO AÇO

O presidente Jair Bolsonaro confundiu amizade pessoal com diplomacia, um erro básico, principalmente na hora de lidar com grandes nações, onde existem muitos interesses em jogo. Resultado: o Brasil, mais uma vez, é prejudicado por não negociar profissionalmente com os Estados Unidos. No caso da tarifação das importações de aço e alumínio provenientes do Brasil e da Argentina, os empresários do setor ainda estão sem acreditar no que está acontecendo, principalmente diante do argumento de que a desvalorização da moeda foi deliberada, como instrumento para competir melhor no mercado.

Frase

"Se você está atravessando o inferno, vá em frente"

Winston Chuschill (1874-1965), ex-primeiro-ministro britânico

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?