Logo O POVO+
Terminal Marítimo terá bondinho elétrico
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Terminal Marítimo terá bondinho elétrico

Tipo Opinião
Governador Camilo Santana assina convênio para melhorias no Terminal Marítimo, entre as quais a instalação do bondinho que ligará o Terminal à Praia de Iracema (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Governador Camilo Santana assina convênio para melhorias no Terminal Marítimo, entre as quais a instalação do bondinho que ligará o Terminal à Praia de Iracema

O turismo do Ceará ganhará um atrativo a mais. O Porto de Fortaleza terá um bondinho elétrico que fará a ligação entre o Terminal Marítimo de Passageiros e a Praia de Iracema. O projeto foi anunciado ontem, depois de reunião entre o governador Camilo Santana e a presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Mayhara Monteiro Pereira Chaves.

O porto cederá parte do seu terreno para a Prefeitura, que realizará a duplicação da via de acesso ao Terminal, e o governo cearense instalará o bondinho, que fará trajeto de 14 quilômetros. Os estudos e orçamento do projeto ainda não estão prontos, mas, até final de 2020, a expectativa é de que pelo menos a via de acesso ao Terminal esteja duplicada.

Ontem, o dia foi só de boas notícias para a Companhia Docas. Além do anúncio do edital do leilão de concessão do Terminal, houve a chegada do primeiro cruzeiro da temporada 2019-2020, e a assinatura de memorando com a Prefeitura de Fortaleza, que facilitará todo o reordenamento do entorno do porto.

Porto de Fortaleza 

REQUALIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

O Terminal Marítimo receberá grandes investimentos com a concessão para a iniciativa privada. Depois do leilão, pelo menos R$ 1,6 milhão será aplicado no equipamento. Com a parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura, também haverá uma requalificação do seu entorno.

A presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Mayhara Monteiro Pereira Chaves, em entrevista à coluna, explicou que haverá toda a pavimentação da área que faz a ligação até o farol do Mucuripe. Também há tratativa para o reordenamento do pátio de estacionamentos, solucionando o problema do espaço dos caminhões.

Governo

MAIS COM MENOS

A secretária de Fazenda, Fernanda Pacobahyba, ontem, em entrevista ao O POVO Economia, confirmou que uma das máximas para 2020 será fazer "mais com menos". Ou seja: haverá rigor nas contas do governo.

Parceria

ESCOLA DE GASTRONOMIA

O presidente da Fecomércio, Maurício Filizola, destaca a parceria no Ceará com o Governo do Estado. Esta semana, foi fechado acordo para a construção da Escola de Gastronomia e Hotelaria, que será construída no bairro Moura Brasil. A escola será responsável pelo trabalho de qualificação dos serviços, que devem proporcionar mais empregos na área.

Indústria do futuro

ECONOMIA DO MAR

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) está fazendo um estudo sobre os perfis profissionais para a indústria do futuro. Dentro das novas avaliações, entrou o programa Rotas Estratégicas da Economia do Mar entre as agendas prioritárias.

Solidariedade

TEMPO DE DELICADEZAS

O RioMar Kennedy lançou a campanha de solidariedade "Um Sonho pra Chamar de Meu" deste ano. A meta é ajudar mais de 200 idosos que vivem no Lar Torres de Melo e no Abrigo de Idosos Olavo Bilac. Estão sendo recolhidas contribuições e doações de quem adotar uma cartinha com o pedido do idoso, disponível no site da campanha (www.riomarkennedy.com.br/umsonhoprachmardemeu), e entregar o presente até o dia 17 de dezembro no posto físico da ação, localizado no Piso L3 do RioMar Kennedy, das 12h às 20h.

Lauro Fiuza Júnior

PRÊMIO LÍDERES DO BRASIL

O empresário Lauro Fiuza Júnior, presidente do Conselho do Grupo Servtec e fundador da Associação Brasileira da Energia Eólica (Abeeólica), foi indicado para receber o Prêmio Líderes do Brasil 2019, que será realizado segunda-feira, às 19h30, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. A indicação foi feita pelo Lide Ceará.

Frase

"O sucesso substitui todos os argumentos"

Sigmund Freud (1856-1939), criador da Psicanálise

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?