Logo O POVO+
2020: redesenho do futuro do capitalismo
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

2020: redesenho do futuro do capitalismo

Tipo Opinião

O ano de 2020 começa com um fato positivo concreto: o início de uma mobilização realizada pelo Papa Francisco com grandes nomes da economia mundial em prol de um novo capitalismo.

Haverá uma reunião na cidade de Assis, na Itália, de 26 a 28 de março, cujo tema é "A economia que dá vida e não mata", que abordará os dramas provocados pelo aumento da desigualdade no mundo.

O Nobel de Economia de 2001, Joseph Stiglitz, participa das articulações internacionais do encontro e já propôs a reforma no currículo de faculdades de Economia para promover justiça ambiental e social.

Os preparativos para o encontro estão ocorrendo através de discussões que incluem a formação dos indicadores, entre eles o Produto Interno Bruto (PIB). O índice que mede o conjunto de bens e serviços produzidos em um país foi criado em 1937 e passou a ser utilizado após a Conferência de Bretton Woods, em 1944.

Cenário

PIB COMO INSTRUMENTO POLÍTICO

Apesar do reconhecimento internacional do PIB, há grande críticas a ele, como a não medição do nível de bem-estar das famílias. Outra questão: o PIB passou a ser visto como um instrumento político dos governos, pois ele mede a velocidade dos resultados da máquina pública. Embora esses dados sejam importantes, a economia global pede mais informações, como os prejuízos e as vantagens do que está sendo produzido (incluindo as questões ambientais) e quem concentra a riqueza.

O Brasil terá que participar dessa discussão e não importa se o governo é liberal ou não - ele será cobrado por resultados para toda a sociedade.

Férias 1

PROJEÇÕES POSITIVAS

Fortaleza começa a perceber o movimento da economia proporcionada pelo período de férias, com a chegada de turistas. A previsão da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-CE) é de uma manutenção de uma ocupação de 80% dos leitos durante o período. Ou seja, a mesma média de janeiro de 2019, o que é bastante positivo.

Como a projeção de finalização das obras de infraestrutura da Beira-Mar é para este ano, o vice-presidente da ABIH-CE, Régis Medeiros, destaca que deve haver uma grande divulgação das melhorias fora do estado. Consequentemente, as projeções são de um crescimento maior dos resultados do turismo para 2021.

Férias 2

VOOS CHARTERS

A saída da Avianca foi uma das perdas de 2019 na área de turismo. No caso de Fortaleza, no período de férias, os voos charters ajudam a diminuir os prejuízos. O secretário de Turismo do Município, Alexandre Pereira, está fazendo um levantamento dos números e do impacto desses voos na alta estação.

Restaurantes 1

RESULTADOS DAS FESTAS

O presidente da Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel-Ceará), Rodolphe Trindade, comemora os resultados deixados pelas festas de confraternização e Réveillon. Na sua avalição, o brasileiro está voltando a sorrir.

O ano de 2019 começou muito difícil para o setor de restaurantes no Ceará, mas a partir do segundo semestre houve uma melhora. Em entrevista ao O POVO Economia, ele explica que, ao menos, o movimento de fechamento de restaurantes foi estancado.

Restaurantes 2

NOVOS NEGÓCIOS

A perspectiva para 2020 é de novos negócios na área de restaurantes. O presidente da Abrasel-CE acredita em um cenário de crescimento, a partir de um movimento com novos empreendimentos não apenas na área de shoppings, mas também com unidades em lugares abertos.

Lei

ICMS

O governo federal prorrogou os prazos em relação à apropriação dos créditos do imposto estadual sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal, e de comunicação (ICMS).

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?