Logo O POVO+
Ceará oferece propostas contra taxação imediata de energia
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Ceará oferece propostas contra taxação imediata de energia

Tipo Opinião
Placas de energia solar (Foto: DIVULGAÇÃO)
Foto: DIVULGAÇÃO Placas de energia solar

O Ceará está dando sua contribuição ao Governo federal para evitar a taxação imediata da energia solar. Duas propostas foram encaminhadas à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A primeira, do Núcleo de Energia da Fiec, estabelece uma taxação gradativa quando o mercado alcançar 5% do consumo no Brasil; a segunda proposta, elaborada pelo Sindienergia-CE, sugere uma taxa de 20% quando o consumo também chegar a 5%. Atualmente, o País tem apenas 0,2% do desse tipo de energia, e o setor é considerado uma criança pequena que precisa de incentivos para crescer.

"Na Alemanha, por exemplo, onde a incidência de energia solar é menor, há um consumo de 4%. Somente a Califórnia, nos Estados Unidos, consome 5%", acrescenta Joaquim Rolim, coordenador do Núcleo de Energia da Fiec.

ENERGIA 1

Taxação ou frete?

O presidente Jair Bolsonaro já se colocou contra o assunto e destacou que quem falar em taxação será demitido. Há um movimento para a troca da palavra "taxação" por "frete" para adequar algum tipo de cobrança ao sistema pelo custo da transmissão. Também foi proposto a criação de um projeto de lei para que a discussão não fique restrita apenas à regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica e que seja aberta às pressões no Congresso, como já começa a ocorrer.

ENERGIA 2

Cobrança no tempo correto

Bolsonaro se colocou contra a proposta de criação de uma lei para estabelecer as regras do setor, afirmando que barrará qualquer iniciativa de taxação. Em meio a esta discussão, os empresários cearenses se colocam contra a cobrança agora, mas não definitivamente. O coordenador do Núcleo de Energia da Fiec, Joaquim Rolim, explica que é favorável a uma taxação ao sistema, desde que no tempo e no valor corretos.

ENERGIA 3

Novas empresas no Estado

A área de energia é uma das que mais cresce no País. No Brasil, são quase 12 mil empresas, das quais 400 no Ceará. A perspectiva de desenvolvimento é grande, com a possibilidade de geração de mais 800 mil empregos diretos.

Tudo isso precisa ainda ser contabilizado. Joaquim Rolim destaca a necessidade de uma avaliação concreta dos benefícios dessa geração de energia distribuída.

SM

Reforço no time

A executiva Robertta Mota faz parte agora do time da SM Consultoria, que faz avaliação de fusões e aquisições, além de fornecer assessoria para captação de recursos junto a fundos de investimentos. Um reforço na equipe, principalmente diante das perspectivas de melhoria da economia.

SINDIALIMENTOS

Concluído primeiro entreposto de ovos

O Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas do Ceará (SindiAlimentos) concluiu o primeiro entreposto de ovos. O projeto pioneiro foi o do produtor João Marcelo, da empresa Caipira da Terra, localizada no município de Aquiraz.

Detalhe: as plantas arquitetônicas dos entrepostos estão sendo disponibilizadas gratuitamente aos pequenos produtores, com o objetivo de facilitar a concepção dos negócios.

Frase

Implementar políticas de Estado implica, para o líder político, ter coragem de saber que não receberá o crédito por aquilo que inicia

Alejandro Toledo, ex-presidente do Peru

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?