Logo O POVO+
Gestão: a fragilidade dos profissionais diante das fraudes
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Gestão: a fragilidade dos profissionais diante das fraudes

Tipo Opinião

O Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental (IPRC) realizou estudo sobre reações de profissionais a situações consideradas antiéticas ou de fraude dentro das empresas. O levantamento ouviu 2.435 profissionais (dos quais 12% no Nordeste) em cargos estratégicos, táticos e operacionais. Foram aplicados também simuladores de dilemas éticos entre os pesquisados, testes de personalidade e psicológicos para entender a visão das pessoas.

Os resultados surpreenderam: 2/3 dos profissionais pesquisados tendem a cair em situações de conflito de interesses. Em entrevista à coluna, Renato Santos, diretor do IPRC, explicou que, em várias situações, as pessoas consultadas não enxergavam a gravidade de situações que envolviam situações como apropriação indevida, manipulação de despesas e pagamentos indevidos.

No quesito "apropriação indevida", quase a metade dos profissionais (46%) apresentou índice baixo ou moderado, podendo sucumbir a desvios ou não denunciando colegas que desviam bens da organização.

Confira a pesquisa completa: http://materiais.iprcbrasil.com.br/indice-pir.

CEARÁ

Conversa com a Petrobras

O governador Camilo Santana esteve ontem, no Rio de Janeiro, com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco. A visita gerou apreensão em relação à pauta do encontro, principalmente sobre os destinos da Lubnor, cuja venda é prevista para este ano.

ÔNIBUS

Consumo de diesel

A Secretaria de Fazenda divulgou tabela estabelecendo a quantidade de óleo diesel a ser consumida pelas empresas de ônibus de Fortaleza durante o mês de janeiro. A previsão é de 4.9 milhões de litros. As companhias de transporte urbano são beneficiadas por um acordo que reduz a base de cálculo do ICMS nas operações internas com óleo diesel.

Ricardo Coimba
Ricardo Coimba

CORECON

Nova diretoria

O Conselho Regional de Economia (Corecon) elegeu ontem sua nova diretoria. Ricardo Coimbra assume a presidência, tendo Silvana Parente como vice. Eles sucederão a chapa formada por Isabel Colares e Lauro Chaves.

FECOMÉRCIO

Criminalização do ICMS

A Fecomércio inicia hoje, às 9h30, um ciclo de palestras, cujo primeiro tema a ser discutido será a criminalização do ICMS. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu tratar dívidas de impostos declarados e não pagos como crime. O palestrante será Hamilton Gonçalves Sobreira, membro do Conselho Regional de Economia Ceará, vice-presidente da Comissão de Direito Tributário da OAB e sócio do escritório Furtado Pragmácio Advogados e Consultor Jurídico da Fecomércio.

RANKING

Sicredi entre as 12 maiores

O Sicredi (cooperativa de crédito com mais de 4 milhões de associados) foi classificado na 67º posição entre os 200 maiores grupos empresariais do País. O ranking, preparado pelo jornal Valor Econômico, também coloca a instituição no 12º lugar entre as 20 maiores empresas da área de finanças.

TAXA

Isenção no cheque especial

Com o aumento da concorrência entre os bancos em função das fintechs, a cobrança da tarifa de até 0,25% a.m. aos usuários com limites de crédito acima de R$ 500 está sendo adiada por muitas instituições. Ontem, foi o Sicoob (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil) que anunciou a isenção da taxa.

Frase

O poder só desgasta quem não o possui

Giulio Andreotti (1919-2013), ex-primeiro-ministro da Itália

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?