Logo O POVO+
ICMS: negociação impacta na passagem de ônibus
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

ICMS: negociação impacta na passagem de ônibus

Tipo Opinião

A coluna divulgou na quinta-feira a informação sobre a nova tabela da Secretaria da Fazenda, que estabelece a quantidade de óleo diesel a ser consumida pelas empresas de ônibus de Fortaleza no mês de janeiro. Pelos dados da Sefaz, a previsão é de 4,9 milhões de litros, com as companhias de transporte urbano sendo beneficiadas por um acordo que reduz a base de cálculo do ICMS nas operações internas com óleo diesel.

A secretária Fernanda Pacobahyba destaca o impacto dessa negociação para a redução da passagem de ônibus. Sem o acordo, não teria sido possível a manutenção dos preços das passagens em Fortaleza.

Com as propostas de reforma tributária, essas negociações tendem a ficar mais difíceis e novos instrumentos devem ser estabelecidos. Já há um movimento entre os estados para a queda destas isenções, que são feitas em várias áreas, incluindo até produtos da cesta básica.

Homenagem ao Instituto Felipe Martins de Melo
Homenagem ao Instituto Felipe Martins de Melo

HOMENAGEM EM LISBOA

Instituto Felipe Martins de Melo

O 10º Leme Barômetro da Economia do Mar, promovido pela consultoria PWC, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, prestou homenagem ao Instituto Felipe Martins de Melo-IFMM, presidido por Evelúcia Martins Melo, e que tem como conselheiro o economista Célio Fernando. O instituto foi criado em 2012, após a morte de Felipe Melo, filho do casal, em acidente na Nova Zelândia, e realiza um trabalho de formação de voluntários e orientação de ONGs. Na foto, Célio Fernando; Evelúcia Martins de Melo; a professora Maria Eduarda Ruivo; o chefe do Estado-Maior da Armada Portuguesa, Almirante Antônio Mendes Callado; o sócio da PWC Portugal, Miguel Marques; e o empresário Sr. Manoel Tarré.

IMÓVEIS

Redução de 3,7% nos preços

O movimento no mercado de venda de imóveis melhorou, mas Fortaleza terminou 2019 com uma queda acumulada de 3,7% no preço do metro quadrado. Conforme relatório da plataforma Imovelweb, no mês de dezembro, o valor médio do metro quadrado registrado foi de R$ 4.838,00. Detalhe: o último mês do ano apresentou resultado positivo com uma leve alta de 0,3% nos preços.

PARDAL

Novos sabores

A Pardal Sorvetes inicia o ano com ações para a expansão das suas linhas de produtos. Na próxima terça-feira, no restaurante Lá Fora Brasil, haverá a apresentação de novos sabores. A empresa comemora os resultados positivos de 2019. A empresa realizou R$ 4 milhões em investimentos no ano passado.

PRÊMIO EM PORTUGAL

Forza/Iveco e Delantero

A Agência Delantero conseguiu mais uma premiação internacional. O filme que conta a história de um torcedor ao assistir o seu time na torcida rival levou o bronze entre os Prêmios Lusófonos da Criatividade, em Portugal. O trabalho foi uma homenagem da Forza, concessionária da Iveco no Ceará, ao Dia dos Pais.

ERRAMOS

Nova diretoria no Corecon

A coluna cometeu um equívoco na coluna de quinta-feira na nota sobre a eleição do Conselho Regional de Economia (Corecon) que elegeu Ricardo Coimbra como presidente. A chapa formada por ele e Silvana Parente sucederá a Isabel Colares e Ricardo Eleutério. Lauro Chaves e José Maria Porto assumiram na gestão anterior.

Frase

Ninguém jamais teria se exposto à morte pelo seu país sem uma boa esperança de alcançar a imortalidade

Cícero (107 a.C. - 44 a.C.), filósofo romano

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?