Logo O POVO+
O alerta dado pelo desemprego de longa duração
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

O alerta dado pelo desemprego de longa duração

Tipo Opinião

Mesmo com indicadores mais positivos, a economia continua fraca; ainda há tanto um índice de desemprego alto quanto a pressão formada pelo aumento de preços de produtos importantes para o consumo. Os juros caíram, mas seguem também em um patamar elevado para quem contrata um cheque especial (8% ao mês ainda é caro) ou CDC. Alguns bancos, como a Caixa, reconhecem isso ao estabelecer uma meta de 2% ao mês no cheque especial.

Portanto, não há como cobrir o sol com a peneira: apesar da torcida de vários setores da economia, ainda há um longo percurso para uma recuperação consistente da economia. E, talvez, de todas essas condições conjunturais, a mais difícil seja a do emprego.

Estudo do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), intitulado "Desemprego de longa duração no Ceará - uma preocupação para além da desocupação", revela as dificuldades do problema no Estado: o Ceará apresentou uma taxa de desocupação com recuo moderado no segundo trimestre de 2019 (10,9%) e ligeira alta no terceiro trimestre (11,3%).

A exemplo do que ocorre na esfera nacional, a participação dos desocupados de longa duração atingiu proporções recordes. A média é de 29,3% para quem procura emprego a menos de um ano no Ceará. As consequências disso são ruins para todas as áreas sociais e econômicas, e o empreendedorismo não é solução para todos; e, além disso, empreendedorismo é diferente de "uberização".

INFLAÇÃO 1

Carne de segunda

A inflação segue crescendo, mesmo com a recessão, atingindo a marca de 4,3% no biênio. Esse é um fato que também serve de alerta. Os aumentos nos preços da carne, nos planos de saúde e nos remédios pesam no bolso do consumidor, com um reajuste de 15%, segundo a consultoria Aon - somente as carnes tiveram uma elevação de 32,4%, pelas contas do IBGE.

Uma das alternativas, dada pelos especialistas, no caso da carne, é a substituição do produto. Ou seja: trocar a carne de primeira pela de segunda, ou mesmo trocar os bovinos por suínos, que são mais acessíveis ao bolso do consumidor.

INFLAÇÃO 2

Dos planos ao material escolar

Houve reajuste do salário mínimo, mas os preços de vários itens importantes do consumo subiram. Os planos de saúde tiveram uma média de aumento de 8,24% no ano e o material escolar subiu também na casa dos 8%. Vale lembrar que tudo isso repercute nas vendas do comércio.

INFLAÇÃO 3

Diluição de pagamentos

Levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) constatou que apenas 11% dos consumidores brasileiros têm condições de pagar as despesas com Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e material escolar com os próprios rendimentos.

Eis uma solução apresentada pelo consultor Wilton Daher, vice-presidente do Ibef-CE, para o problema: um calendário de pagamentos de impostos que não pese tanto no início do ano. Normalmente, o consumidor já faz isso renunciando ao desconto do início do ano, mas isso poderia ser programado pelos próprios governos.

Ricardo Coimba
Ricardo Coimba

TV 

O POVO Economia

O POVO Economia que será exibido hoje, às 20 horas, na TV OPOVO/Cultura, foi gravado no Ninna, hub de inovação, com o consultor Raimundo Padilha; Humberto Lima, gerente-executivo do Ninna; Ricardo Coimbra (foto), presidente do Corecon-CE; e Izabel Colares, ex-presidente do Corecon-CE. Na próxima semana, serão exibidas as entrevistas com os consultores Raul Santos e José Maria Porto sobre os novos alicerces para o crescimento econômico.

CENÁRIO

Gomes de Matos

A consultoria Gomes de Matos fez um estudo sobre o cenário para 2020. A perspectiva traçada é de recuperação do emprego, principalmente nas áreas de agropecuária, serviços (tecnologia e saúde) e comércio, com uma retomada mais lenta da indústria, no que se refere à oferta de trabalho, em função da automação.

OI FIBRA

25 mil clientes

O serviço de internet por fibra ótica lançado pela Oi lançado há cerca de um ano superou a marca de 25 mil clientes no Ceará. O Oi Fibra está disponível nas cidades de Fortaleza e Juazeiro do Norte.

Aviso

Estarei de férias a partir de amanhã. A coluna retorna no dia seis de fevereiro.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?