Logo O POVO+
Complexo eólico no Trairi: mais uma etapa concluída
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Complexo eólico no Trairi: mais uma etapa concluída

Tipo Opinião

A Qair Brasil, subsidiária do grupo Qair International, de origem francesa, concluiu as obras de concretagem para o seu primeiro aerogerador em Complexo Híbrido Eólico e Solar PV do Serrote, no município do Trairi, no Ceará.

A companhia, antiga Quadran, explica que conseguiu se adaptar às restrições recomendadas pelos organismos governamentais oficiais em função da pandemia causada pelo coronavírus e terminar as obras dentro do tempo previsto. A conclusão dessa etapa do trabalho é considerada um marco para a empresa.

O Complexo, em sua primeira fase, terá 49 aerogeradores fabricados pela dinamarquesa Vestas e uma capacidade instalada total de 205,8MW. A segunda fase é também centrada na parte eólica, e a última, na Solar PV. Com todas essas etapas, a capacidade total do projeto deve passar para 405MW.

Sérgio Melo, economista e consultor empresarial
Sérgio Melo, economista e consultor empresarial (Foto: JÚLIO CAESAR)

Discussões tributárias

VOTO DE MINERVA DO CONTRIBUINTE

O contribuinte terá um peso maior nas discussões tributárias do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais. Pelo artigo 28 da Lei 13.988, publicada ontem, se houver empate na decisão do órgão durante os julgamentos, não se aplicará o voto de qualidade, que geralmente era dado pela Receita Federal. O economista, tributarista e ex-membro da Carf, Sérgio Melo, explica que, caso haja empate nos julgamentos, a decisão será sempre favorável ao contribuinte.

"Essa novidade legislativa deverá reverter grandes julgamentos no CARF, pois, havendo empate, a decisão sempre será no sentido de reconhecer a extinção da autuação ou o direito ao crédito discutido", ressalta ele.

Centro 1

FECHAMENTO DE LOJAS

O isolamento social é uma medida necessária para conter a pandemia de coronavírus, mas a situação do comércio é dramática. O presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, destaca que entre 25 a 30 lojas da área não conseguiram negociar os aluguéis e estão fechando os seus pontos. Pior: muitos deles não tiveram condição de pagar os salários dos funcionários.

A CDL faz parte do comitê de crise formado pelo governador Camilo Santana e tem mostrado os dados sobre os prejuízos, embora também concorde que ações de preservação à vida devem ser tomadas.

LEIA TAMBÉM | Ceará tem a terceira maior taxa de isolamento do País

 

Centro 2

DEBATES E DESAFIOS

A Faculdade CDL tem ajudado a ampliar o debate sobre as ações do comércio para se sobreviver diante da crise. Os conteúdos e debates estão sendo realizados através de lives, com conteúdos de gestão, negócios e finanças.

Junta comercial

DADOS SURPREENDEM

A presidente da Junta Comercial do Ceará, Carolina Monteiro, ressalta que alguns dados estatísticos da instituição têm surpreendido: o número de abertura de empresas tem crescido, mesmo durante a crise da Covid-19 - em alguns dias, chega-se a registrar mais de 100 negócios na área de serviço. Ela explica que seria necessário um estudo mais aprofundado sobre o assunto, mas por uma avaliação preliminar é possível dizer que esse fato é decorrente de novos modelos de negócios, puxados por startups.

Riomar

ESPORTE DELIVERY

As lojas do segmento esportivo dos shoppings RioMar Fortaleza e Kennedy estão fazendo suas vendas pelos hotsites online dos empreendimentos. As marcas aderiram ao modelo de delivery e encaminham os produtos ao consumidor. As lojas estão atendendo pelos sites: https://riomarfortaleza.com.br/delivery/ e https://riomarkennedy.com.br/delivery.4

Startup

INVESTIMENTO PRIVADO

Em meio à pandemia, a startup cearense HubLocal conseguiu investimento privado e planeja crescimento na casa dos 30% ao mês. A companhia opera na manutenção de empresas do comércio e serviços, e em plataformas de buscas na Internet, como Google Maps, Foursquare e Waze.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?