Logo O POVO+
Sebrae e Centro Fashion: busca por juros menores
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Sebrae e Centro Fashion: busca por juros menores

Tipo Opinião

Inicia-se no Ceará um movimento para a redução dos juros oferecidos pelas instituições financeiras às pequenas empresas. O Sebrae está articulando uma rodada de negócios com a direção e os lojistas do Centro Fashion para garantir taxas menores de financiamento durante esse período de pandemia.

Ontem, durante entrevista no O POVO Economia da Rádio O POVO CBN, o diretor do Sebrae, Alci Porto, explicou que há mais de 30 empresas simples de crédito em operação no Estado, que podem ofertar juros de 1% a 1,5% ao ano. Há ainda o Banco do Nordeste, de um papel muito importante nesse período de crise.

A data para a rodada de negócio ainda não está fechada, mas trata-se de uma ação importante para tornar o crédito acessível no Ceará.

Alci Porto
Alci Porto (Foto: Divulgação)

Patrocínio de eventos

AÇÕES COMPARTILHADAS

Na semana passada, a coluna divulgou o edital lançado pelo Sebrae para o patrocínio de ações de empresas de eventos na área digital. O Sebrae saiu na frente, mas essa ação deve ser compartilhada por estados, prefeituras, bancos de desenvolvimento e de apoio à cultura.

Alci Porto lembra o aumento do alcance dos eventos digitais. Um exemplo, segundo ele, foi o Summit, em Santa Catarina, que teve 5 mil inscritos em 2019 e, este ano, passou para 120 mil inscritos com a modalidade online.

Hotéis 1

PRORROGAÇÃO DA MP 936

Os hotéis de todo o Brasil passam por uma situação considerada impensável. O presidente da Associação Brasileira da Industria de Hotéis (ABIH Nacional), Manoel Cardoso Linhares, explica que o segmento não apresenta estoque e é um setor de alto custo. "Se a receita cai 20% você consegue aguentar, mas se cai 95% é impossível aguentar e é o que está acontecendo hoje na hotelaria".

O setor reivindica a prorrogação da MP 936 por mais três meses - a medida estabeleceu as regras para o recebimento do benefício emergencial do governo, permitindo que os trabalhadores assinem acordo de redução de jornada e salário ou suspensão do contrato de trabalho. "Só assim vamos ter condições pagar as contas e a carga tributária", reforça.

Hotéis 2

18 MESES PARA RECUPERAÇÃO

Com 96% dos hotéis fechados, Manoel Cardoso Linhares explica que, depois da pandemia, serão necessários pelo menos 18 meses para haver uma recuperação efetiva do segmento, que deve recomeçar com o esforço para uma retomada do turismo doméstico. Atualmente, o setor trava uma batalha no conselho da Agência Nacional de Energia (Aneel) para tentar mudar a forma de cobrança das contas, para que se baseie em cima da demanda consumida.

Taxas

SEM JUSTIFICATIVA

Não há justificativa para os juros bancários praticados no Brasil, que podem superar os 157% ao ano (dependendo da modalidade de crédito, da instituição e do prazo), enquanto a Selic está em 3%. No caso do cheque especial, nos principais bancos de varejo, os juros variam entre 8% e 14,28% ao mês, pelos dados do Banco Central.

Transporte

AGRAVAMENTO DA CRISE

A área de transporte tem sido profundamente afetada pela crise. A redução foi de 42,8% no quadro de empregados do setor, segundo a Pesquisa de Impacto no Transporte, realizada pela CNT. Da lista de transportadores que ainda não demitiram (54,3%), 18,1% pretendem realizar cortes. O levantamento ressalta o agravamento da crise, o que já apresenta reflexos na área de entregas de produtos que não estão incluídos nos gêneros de primeira necessidade.

Dia das Mães

MOMENTO DE EXCEPCIONALIDADE

As vendas online reduziram parte das perdas do comércio neste Dia das Mães. Pelos dados da consultoria Boa Vista, a queda este ano, com as restrições à circulação de pessoas, chegou a 41% em comparação a 2019. É importante destacar que a comparação parece injusta, principalmente diante da excepcionalidade do momento, com uma crise sanitária nunca vivenciada no mundo.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?