Logo O POVO+
China amplia parcerias comerciais com o Ceará
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

China amplia parcerias comerciais com o Ceará

Tipo Análise

O dólar a quase R$ 6 reais teoricamente beneficia as exportações. No caso do Ceará, entretanto, isso pegou muitas empresas fragilizadas para fazer investimentos e aproveitar a nova conjuntura do câmbio.

Apesar disso, esse pode ser um setor importante para a retomada da economia no período pós-pandemia. As exportações cearenses tiveram um bom desempenho no primeiro trimestre deste ano, alcançando um resultado de US$ 560 milhões, segundo dados do Centro Internacional de Negócios (CIN/Fiec).

Com a pandemia, também são percebidas mudanças no setor: os Estados Unidos, que sempre encabeçaram a lista dos parceiros comerciais do Ceará, estão sendo seguidos de perto pela China.

A gerente do CIN, Karina Frota, destaca que houve um aumento considerável das importações, e que os dados serão analisados de forma mais aprofundada, com os resultados de abril e maio.

Importação 1

POSTERGAÇÃO DE PAGAMENTOS

Com a crise provocada pela pandemia do coronavírus, até a área de comércio exterior tem mudado. Esse setor, acostumado com pagamentos antecipados, tem dado prazos para os clientes brasileiros e aceitado renegociações.

Importação 2

PESO NOS ALIMENTOS

O aumento da cotação do dólar deve, em breve, atingir o preço dos alimentos. Vale ressaltar que o Ceará é um grande importador de trigo. Os produtos das linhas médico-hospitalares também devem ser afetados. Esses itens já vêm sofrendo com o aumento do custo do frete (via área), decorrente da redução do número de voos.

Fiec

COMEMORAÇÕES ADIADAS

A data de comemoração pelos 70 anos da Federação das Indústrias (Fiec) foi transferida para um momento pós-pandemia. O presidente da instituição, Ricardo Cavalcante, criou um grupo de trabalho para discutir o assunto junto com os representantes dos sindicatos. O foco nesse momento é a preparação das atividades para a retomada da economia cearense em todas as suas áreas (empregos, finanças, produção e vendas) depois desse período dramático de coronavírus.

Negociação

GOVERNO CONTRA O GOVERNO

O ministro Paulo Guedes continua irritando os servidores públicos. Na sexta-feira, durante coletiva no Palácio do Planalto, a gota d'água foi a frase: "Por favor, não assaltem o Brasil, quando o gigante está de joelhos". A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) publicou nota repudiando o discurso de Guedes: "Não somos nós quem roubamos o Brasil, ministro. É a sua soberba que prejudica todo o país".

Péssima hora para comprar briga com os servidores, principalmente com a necessidade do governo de arrecadar e prestar serviços melhores à população.

O POVO

mudança
PELO CRÉDITO

A transformação pelo crédito está no catálogo de reportagens especiais (mais.opovo.com.br/reportagensespeciais) e webdocs (mais.opovo.com.br/webdocs) do
O POVO , o primeiro multistreaming da América Latina. O material tem a assinatura da jornalista Bruna Damasceno e mostra o poder dos programas de microcrédito de redesenhar a vida de pessoas e lugares. O especial conta a história de empreendedores que tiveram a vida transformada pelo acesso ao microcrédito.

Doação

NOVOS AVENTAIS

A Clínica Evangelista Torquato doou 10 rolos de TNT na gramatura 30 g/m² para o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará. O material será utilizado na confecção de aventais usados pelos profissionais da saúde.

 

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?