Logo O POVO+
Oportunidade para as competências humanas
Foto de Neila Fontenele
clique para exibir bio do colunista

Colunista de Economia, Neila Fontenele já foi editora da área e atualmente ancora o programa O POVO Economia da rádio O POVO/CBN e CBN Cariri.

Oportunidade para as competências humanas

Tipo Opinião
Cícero Rocha, presidente do Instituto Empresariar (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Cícero Rocha, presidente do Instituto Empresariar

O momento difícil da crise exige foco em saídas práticas, onde cada pessoa deve pensar as melhores formas de superação; porém, redes de apoio estão sendo construídas e buscar ajuda é importante nesse momento.

O presidente do Instituto Empresariar, Cícero Rocha, resolveu contribuir gratuitamente com pequenas empresas em dificuldade, mas antes de tudo é preciso ter calma. Ontem, em live da Rádio O POVO/CBN, ele destacou três estágios de evolução pelo qual passamos: 1) o "egoorientado", onde somos orientados pelos objetos, pelo ter; 2) o "ecoorientado", quando, além do patrimônio, há uma preocupação com o ecossistema de vida; e 3) o "cosmoorientado", quando existe a preocupação com os objetos e o patrimônio, mas também rompimentos que permitem a transcendência.

Essa última etapa é construída por agitadores, pessoas com lado místico mais aflorado, e que, na visão de Cícero Rocha, formam 3% da população mundial.

Com o impacto da pandemia, na visão do consultor, também especialista na construção de estratégias para a família empresária, todos nós teremos de nos reinventar. Diante disso, as competências não poderão mais ser de "faz de conta", o que representa uma grande oportunidade para quem já descobriu seus talentos. 

Valorização

FOCO NO ESSENCIAL

Apesar do mundo digital fantástico, Cícero Rocha lembra a falência dos sistemas mundiais de todas as esferas (financeiras, religiosas, estruturais). Diante disso, os atendimentos personificados tendem a apresentar uma valorização maior. "Temos de focar no essencial e isso não significa baixa qualidade. Entre os negócios que podem surgir, entra até o treinamento de professores para aulas online, fato que deve unir gerações".

Onde o dinheiro está

149 LINHAS  DE CRÉDITO

Quer conhecer as principais linhas de crédito para os pequenos negócios? O Sebrae fez um levantamento no qual relacionou 149 possibilidades de operações financeiras, envolvendo bancos públicos, privados, cooperativas de crédito e Empresas Simples de Crédito (ESC) em todo o País. Pelo levantamento, os bancos públicos federais apresentam um peso importante, sendo responsáveis por 27 linhas disponíveis.

A boa notícia é que, aparentemente, começa a ocorrer uma ampliação das possibilidades de crédito, embora ainda haja muita dificuldade para se conseguir os recursos.

Rede de negócios

ALIMENTOS E RAÇÕES

Uma nova economia deve ressurgir a partir da criação de redes de negócios. O Sindicato das Indústrias da Alimentação e Rações Balanceadas no Estado do Ceará (SindiAlimentos) já implementou a sua: a plataforma digital "Negócios Cruzados", que permite tanto a interação entre empresas do setor de alimentos e rações quanto a divulgação de empresas, a aproximação de empresários e a venda de produtos. O sistema foi desenvolvido pela empresa Leag Group e funciona como uma rede social para empreendimentos do setor.

Investimentos

MST NO MERCADO FINANCEIRO

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) entrou no mercado financeiro e captou mais de R$ 1 milhão com a sua primeira operação. A organização lançou o Finapop, um fundo de investimentos, registrado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), com retorno pré-fixado de 5,5% ao ano.

Os recursos serão destinados ao financiamento da agricultura familiar e à produção de alimentos orgânicos. O fato, considerado inusitado, pode abrir caminho para outros investimentos no mercado ligado ao engajamento com causas específicas.

Novos contratos

CRESCIMENTO NA PANDEMIA

O grupo Atitude Serviços, que atua no setor de administração e segurança condominial, e de terceirização de mão de obra, destaca que tem conseguido crescer, mesmo com a pandemia. O diretor Paulo Aragão, ressalta que nos meses de março e abril, a empresa cresceu 4,38% em valores de contratos novos.

Foto do Neila Fontenele

Trago para você o fato econômico e seu alcance na vida comum do dia a dia. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?