Logo O POVO+
O Povo é História
Foto de O POVO é História
clique para exibir bio do colunista

A história do Ceará e do mundo desde 1928, narrada pelas lentes do acervo de O POVO

O Povo é História

Há 20 anos

2002. ENERGIA ELÉTRICA

Aumento para compensar prejuízo

Como se não bastassem as privações provocadas pelo racionamento no ano passado, os brasileiros ainda terão que colher os frutos da má gestão do governo federal no setor energético em 2002. Sem dúvida alguma, é a energia elétrica a maior preocupação dos consumidores na atual conjuntura. As distribuidoras tiveram prejuízos com a redução do consumo e querem ser ressarcidas.

2002. MUNDO

A História segundo os EUA

Sete de outubro de 2001. Os EUA iniciam ataques aéreos ao Afeganistão, com jornalistas e especialistas em relações internacionais prevendo o caos. Os ataques aéreos seriam insuficientes para os EUA ganharem a guerra contra o terrorismo. Temia-se um massacre dos soldados nas cavernas do Afeganistão e repetição da derrocada militar norte-americana depois da guerra do Vietnã.

Há 30 anos

1992. LUTO

Flávio Marcílio morre aos 72

O ex-deputado Flávio Marcílio, 72 anos, faleceu ontem à noite, em Brasília. Nascido em Picos, no Piauí, fez sua carreira política no Ceará, Estado que governou de 1958 a 1959 quando, como vice, substituiu o Governador Paulo Sarasate. Formado em Direito, foi deputado federal em várias legislaturas e por três vezes ocupou a presidência da Câmara Federal, um recorde, até hoje, nunca superado.

1992. NOVA RUSSAS

A revolta dos sem-terra

A precariedade na distribuição da água é o maior agravante da seca que começa a se manifestar na região compreendida entre Nova Russas, Ipaporanga e Poranga. As três cidades, espalhadas entre o sertão centro-oeste e o pé de serra de Ibiapaba, estão com as reservas hídricas reduzidas em até 40%. A água que ainda resta fica concentradas nos maiores açudes, e não atinge a população da zona rural.

Há 40 anos

1982. CEARÁ

Inauguração do "píer" petroleiro

Três ministros de Estado - dos Transportes, das Minas e Energia e da Marinha - Participam, amanhã, na enseada do Mucuripe, da festa comemorativa da data da Abertura dos Portos do Brasil às Nações Amigas, assinada por D. João VI a 28 de janeiro de 1808. Na ocasião, será inaugurado o "píer" dos petroleiros. O terminal de granéis líquidos custou à Portobrás a vultosa quantia de 1 bilhão e 400 milhões de cruzeiros, devendo propiciar melhores condições para movimentação de produtos como gasolina e óleo diesel.

1982. CEARÁ

A derrubada de Acioli há 70 anos

No dia 24 de janeiro de 1912, há exatamente 70 anos, caia o governo do comendador Antônio Pinto Nogueira Acioli, quarto presidente do Estado no período Republicano, em 1892, e que esteve no cargo ainda de 1896 a 1900, de 1904 a 1908 e, por fim, de 1908 até sua deposição em 1912.

Foto do O POVO é História

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?