Logo O POVO+
Pesquisa O POVO/Datafolha aponta Sarto e Wagner no segundo turno
Foto de Plínio Bortolotti
clique para exibir bio do colunista

Plínio Bortolotti integra do Conselho Editorial do O POVO e participa de sua equipe de editorialistas. Mantém esta coluna, é comentarista e debatedor na rádio O POVO/CBN. Também coordenada curso Novos Talentos, de treinamento em Jornalismo. Foi ombudsman do jornal por três mandatos (2005/2007). Pós-graduado (especialização) em Teoria da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Pesquisa O POVO/Datafolha aponta Sarto e Wagner no segundo turno

No artigo anterior Os preferidos do segundo turno comentei a pesquisa do Ibope que mostrava os candidatos a prefeito de Fortaleza José Sarto (PDT), Capitão Wagner (Pros) e Luizianne Lins (PT) em posições muito próximas, empatados dentro da margem de erro. O Ibope destoava da segunda pesquisa O POVO/Datafolha, porém os dois estudos mostravam ascendência de Sarto e estagnação ou queda de Wagner e Luizianne.

A terceira pesquisa do O POVO/Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (5/11/2020) confirma essa tendência, porém com Capitão Wagner (32%) e Sarto (29%), empatados dentro da margem de erro, e descolando-se de Luizianne, com 20% das intenções de voto.

O retrato e o filme
Costuma-se dizer que pesquisa é um “retrato” do momento, o que é certo. Porém, a partir da terceira consulta de um mesmo instituto, como é o caso agora do O POVO/Datafolha, o levantamento deixa de ser uma fotografia e passa a ser um filme. E a projeção mostra que a tendência de alta para Sarto e queda para Wagner e Luizianne, tende a continuar, salvo algum tremor não previsto durante os poucos dias que restam de campanha.

Nível de confiança
Observe-se ainda que, em toda pesquisa, existe o chamado “nível de confiança”, no caso em análise foi estabelecido em 95%. Isso significa que caso se faça 100 pesquisas com o mesmo modelo amostral, 95 delas darão os mesmo índices, dentro da margem de erro. Porém, em cinco, os números serão diferentes.

Erro
Isso é para deixar claro que nenhuma pesquisa séria promete exatidão quanto aos dados disponibilizados. É o desconhecimento desses detalhes que leva muito gente de boa fé dizer acusar “erro” nas pesquisas a partir de qualquer disparidade. (Os que agem de má-fé louvam as pesquisas quando os números lhes são favoráveis e as atacam quando têm de arcar com o ônus da baixa popularidade.) Observe-se ainda que é difícil uma pesquisa captar movimentos súbitos, as chamadas “ondas”, que podem surgir de forma surpreendente, pois são movimentos subterrâneos, difíceis de captar, que vão fermentando vagarosamente, explodindo de uma hora para outra.

Segundo turno
Dito isso, confirmando-se Sarto no segundo turno, o oponente dos sonhos de sua campanha, sem dúvida, seria o Capitão Wagner. E tudo indica que serão eles a disputar a preferência do eleitor fortalezense.

São pelo menos quatro bons motivos para Sarto preferir concorrer com Wagner:

1) O governador Camilo Santana (PT) terá as mãos desatadas para apoá-lo abertamente.
2) Sarto é o principal beneficiando entre os que podem mudar de voto, inclusive entre eleitores de Luizianne.
3) Terá argumentos unificar a esquerda e a centro-esquerda para apoiá-lo.
4) Segundo a pesquisa O POVO/Datafolha, ele derrota tanto Wagner quanto Luizianne no segundo turno. Em vista da situação política - certamente isso está em avaliação na campanha de Sarto -, melhor enfrentar o candidato de Bolsonaro, o que ajudaria a facilitar uma reaproximação com o PT, que já começou a ser negociada entre Ciro Gomes e o ex-presidente Lula, os mais importantes líderes dos respectivos grupos políticos.

Foto do Plínio Bortolotti

Fatos e personagens. Desconstruindo a política. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?