Logo O POVO+
Daniel Silveira é o suprassumo do bolsonarismo
Foto de Plínio Bortolotti
clique para exibir bio do colunista

Plínio Bortolotti integra do Conselho Editorial do O POVO e participa de sua equipe de editorialistas. Mantém esta coluna, é comentarista e debatedor na rádio O POVO/CBN. Também coordenada curso Novos Talentos, de treinamento em Jornalismo. Foi ombudsman do jornal por três mandatos (2005/2007). Pós-graduado (especialização) em Teoria da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Daniel Silveira é o suprassumo do bolsonarismo

Por unanimidade o pleno do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a prisão em flagrante do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ). Como todos já sabem, o parlamentar gravou um vídeo de 19 minutos esculachando o Supremo e seus ministros, com palavrões, xingamentos e acusando-os de corruptos. Ocorre que Silveira é apenas um estafeta desbocado das mensagens do mesmo teor já expelidas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro e seus filhos parlamentares.

Defesa de milicianos
Bolsonaro, na Câmara Federal, defendia abertamente milicianos e elogiava torturadores abjetos, como Brilhante Ustra, confrontava a democracia e o próprio regimento da Casa, que exige dos deputados respeito à Constituição.

Ódio antigo
E é antigo o ódio dos Bolsonaros ao STF que, ao gosto deles, deveria ser liquidado por um ato de força. O mais famoso ataque, partiu de Eduardo Bolsonaro, em setembro de 2018, quando ele disse que bastariam “um cabo e um soldado” para fechar o Supremo.

Antes, em 2016, o senador Flávio Bolsonaro se arreliara com a Suprema Corte por ter transformado Jair Bolsonaro, então deputado federal, em réu em um processo por incitação ao estupro.

O insuperável
Mas insuperável mesmo foi o próprio Bolsonaro, alegre participante e incentivador de atos nos quais pediam o fechamento do STF e do Congresso Nacional. Ele resolveu confrontar a Suprema Corte, ao seu estilo canônico: “Acabou, porra”, vociferou, irritado com os mandados de busca e apreensão que o tribunal expedira contra aliados dele.

Seus filhos agiam e agem da mesma maneira, abertamente, sem que o Parlamento do qual fazem parte, ou a lei (alô, Procuradoria Geral da República) lhes imponham limites.

“Prova de lealdade”
Segundo a jornalista Juliana Dal Piva (Uol, 17/2/2021), Silveira vendo-se meio escanteado por Bolsonaro e assessores, viu-se compelido a dar uma “prova de lealdade” ao chefe — e o fez com o vídeo seguindo a “cartilha do bolsonarismo”. O ataque aos ministros do Supremo foi feito à guisa de defender general Villas Bôas, envolvido em uma discussão com o ministro Edson Fachin.

Golpista
Villas Bôas era comandante do Exército quando enviou um “alerta” à Suprema Corte para que esta não concedesse um habeas corpus a Lula, sob a ameça de uma intervenção militar, em abril de 2018. Ou seja, um general golpista, que Fachin resolveu confrontar três anos depois do “pronunciamento” do militar.

Ameaça
Silveira, portanto, verbaliza cruamente quais são as intenções do bolsonarismo, pois o presidente já avisou: “Se não tivermos o voto impresso em 2022, uma maneira de auditar o voto, nós vamos ter problema pior que os Estados Unidos”.

De uma tacada só, Bolsonaro põe em dúvida o Tribunal Superior eleitoral (TSE) e ameaça com a violência. Na América do Norte foi a invasão da sede do Congresso, com manifestantes desarmados. No Brasil, Bolsonaro já cuida de facilitar o acesso a armas.

Destruição total
Assim, Silveira é um legítimo representante do suprassumo do bolsonarismo “raiz”, que nada respeita e a tudo quer destruir, principalmente os pilares da democracia, começando por degradar a linguagem.

Imunidade
Certo que Daniel Silveira tem imunidade parlamentar e o direito à liberdade de expressão (que a bandalha bolsonariana nega aos outros), mas ele tem de responder pelos crimes que comete quando ameaça, não somente pessoas, mas o próprio Estado Democrático de Direito.

Cassando
Vamos ver se a Câmara dos Deputados tem coragem de mandar um forte recado a essa facção que quer reimplantar a ditadura militar no Brasil, cassando o mandato de Daniel Silveira.

Foto do Plínio Bortolotti

Fatos e personagens. Desconstruindo a política. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?