Logo O POVO+
Presidente da Caixa tem um retrato no porão, assim como outros "homens de bem"
Foto de Plínio Bortolotti
clique para exibir bio do colunista

Plínio Bortolotti integra do Conselho Editorial do O POVO e participa de sua equipe de editorialistas. Mantém esta coluna, é comentarista e debatedor na rádio O POVO/CBN. Também coordenada curso Novos Talentos, de treinamento em Jornalismo. Foi ombudsman do jornal por três mandatos (2005/2007). Pós-graduado (especialização) em Teoria da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Presidente da Caixa tem um retrato no porão, assim como outros "homens de bem"

Essa "face oculta" é a verdadeira essência do governo do presidente Jair Bolsonaro, sob qualquer aspecto. O discurso sobre "família" é um escape para a incontinência política e moral.

Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, em seus discursos pelo País, fazendo campanha eleitoral para o presidente Jair Bolsonaro, costuma referir-se à instituição como "família Caixa". Esses "homens de bem", defensores da "moral e dos bons costumes", que usam o nome de Deus (em vão) como escudo protetor de suas infâmias, têm a obsessão por se apresentarem como suprassumos da retidão, mas o próprio exagero os entrega.

Esses senhores, como já anotei mais de uma vez, têm um retrato no porão, como no "O retrato de Dorian Gray".

No romance, Oscar Wilde (1854-1900) conta a história de um jovem rico, que faz um pacto com o demônio, entregando-lhe a alma em troca de levar uma vida de devassidão, vícios e crimes, mantendo a beleza e a juventude, infensos à passagem do tempo. Enquanto isso, a pintura de seu rosto em um quadro é que envelhece, adquirindo as marcas de suas perversões, até a imagem virar um monstro.

Não é a primeira vez, nem será a última, que cairão esses hipócritas, como está acontecendo também com os "pastores do MEC", que comandavam um balcão de negociatas no Ministério da Educação. Utilizando Bíblias e quilos de ouro, agiam como vendilhões do Templo que, nos tempos de Jesus, ele tratava a chicotadas. Afinal a Bíblia é a palavra de Deus, confere? Portanto, não deveria ser objeto de trocas mundanas, muito menos de corrupção.

Mas essa “face oculta” é a verdadeira essência do governo do presidente Jair Bolsonaro, sob qualquer aspecto. O discurso sobre “família” é um escape para a incontinência política e moral, com os áulicos seguindo o chefe em sua misoginia, homofobia e preconceitos de toda ordem.

Papagaio de pirata, capacho de Bolsonaro, Pedro Guimarães é apenas mais um a cair do pedestal da realidade paralela construída pelo bolsonarismo, que desmorona quando defronta-se com a verdade inapelável dos fatos.

O presidente da Caixa Econômica Federal revelou-se um desqualificado, um assediador de mulheres, usando o seu poder para atacá-las sexualmente, conforme revelou, com depoimentos das assediadas, o portal de notícias Metrópoles.

Até a conclusão deste texto, ele continuava no cargo. Mas não deverá demorar muito por lá, graças à pressão da sociedade, pois se dependesse exclusivamente de seu chefe, provavelmente nada aconteceria.

Foto do Plínio Bortolotti

Fatos e personagens. Desconstruindo a política. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?