Logo O POVO+
Estudo do Governo aponta queda de até 5,5% na economia do Ceará em 2020
Foto de Raone Saraiva
clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

Estudo do Governo aponta queda de até 5,5% na economia do Ceará em 2020

PIB do Ceará referente ao primeiro trimestre deste ano deverá ser divulgado pelo Ipece na próxima semana. Por conta da pandemia do novo coronavírus, queda prevista é menor que 0,3%, em relação ao período de janeiro a março de 2019, e maior que 1,5% ante o trimestre anterior, de outubro a dezembro do ano passado
Tipo Notícia
As empresas do setor de Serviços foram as que mais sentiram impactos negativos da Covid-19 (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
Foto: Aurelio Alves/O POVO As empresas do setor de Serviços foram as que mais sentiram impactos negativos da Covid-19

Em razão da crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, o Produto Interno Bruto do Ceará (PIB) deverá cair até 5,5% em 2020, conforme projeção do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), a primeira feita neste ano. A previsão de queda da economia cearense, no entanto, é menor que a nacional, que tende a recuar até 6,5%, segundo o último Boletim Focus do Banco Central.

De janeiro a março deste ano, o PIB nacional encolheu 1,5% em relação ao trimestre anterior. Na comparação com igual período de 2019, porém, o recuo foi de 0,3%. Para o Ceará, comparando os três primeiros meses deste ano com o trimestre de outubro a dezembro, o Ipece projeta queda maior que a do País. No entanto, ante igual período de 2019, prevê retração menos acentuada que a nacional.

A expectativa do Ipece é divulgar o PIB do primeiro trimestre na próxima semana, após consolidar os números neste fim de semanas a apresentar os dados ao governador Camilo Santana (PT). "Nós esperamos divulgar o resultado neste terça-feira, durante coletiva de imprensa virtual, com a presença dos nossos técnicos, que vão analisar os dados", diz João Mário de França, diretor-geral do Ipece.

Ele observa que, no segundo trimestre, a queda será maior, porque a maior parte da economia estava fechada nos meses de abril e maio. Diferentemente dos três primeiros meses de 2020, quando apenas parte de março foi afetada com o início do isolamento social.

"Com a reabertura da economia do Ceará, que teve início neste mês, acreditamos que a tendência de queda do PIB estadual seja reduzida", afirma, destacando a participação do Ipece no plano de retorno das atividades, atualmente na segunda das quatro fases de retomada.

Pacote fiscal e plano de recuperação econômica

Para João Mário, o pacote fiscal com 23 medidas anunciado nessa quinta-feira, 25, por Camilo Santana para socorrer empresas e estimular à economia cearense ajudará o Governo a frear a queda do PIB. Outro fator que considera importante para atenuar a redução é o plano econômico que está sendo elaborado para acelerar a recuperação econômica do Ceará após a pandemia.

"Essas duas medidas, se bem executadas, podem evitar uma queda maior do nosso PIB neste ano, que deve ser de 4,5% a 5,5%. Mas uma coisa já é certa: o PIB vai cair por conta da crise econômica pela qual o mundo todo está passando", destaca.

Segundo ele, os número preliminares do Ipece relativos ao primeiro trimestre deste ano apontam queda nos setores da indústria e serviços. A agropecuária, entretanto, sinaliza crescimento. Isso porque a atividade não parou, até mesmo para garantir a produção de alimentos e o abastecimento da população. Antes da pandemia, o Ipece estimava crescimento de 2,3% para o PIB do Ceará em 2020.

PIB do Ceará nos últimos cinco anos

2019: +2,11%

2018: +1,01%

2017: +1,87%

2016: -5,33%

2015: -3,48%

Foto do Raone Saraiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?