Logo O POVO+
Farmácias somam 22 mil testes de Covid-19 no Ceará
Foto de Raone Saraiva
clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

Farmácias somam 22 mil testes de Covid-19 no Ceará

Nas farmácias do Ceará, do total de exames realizados, foram 5.827 (18,9%) positivos e 16.267 (73,6%) negativos. O índice de casos positivos, no Estado, é o quarto maior do Brasil
Tipo Opinião
Taxa de positividade de exames volta a crescer no Ceará (Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado)
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado Taxa de positividade de exames volta a crescer no Ceará

As farmácias brasileiras já realizaram 607.062 testes rápidos para detectar anticorpos do novo coronavírus, desde que começaram a oferecer o serviço, no mês de maio, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o procedimento.

Do total de exames, 87.427 deram positivos (14,4%) e 519.635 (85,6%) foram negativos, segundo o último relatório Mapa de Resultados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).

Hoje, os testes estão disponíveis em 1.848 farmácias localizadas em todos os estados, sendo 67 no Ceará, onde foram feitos, de maio até o fim de agosto, 22.094 exames, o sexto maior número do País. São Paulo (262.333), Minas Gerais (92.240), Paraná (53.745), Rio Grande do Sul (43.070) e Rio de Janeiro (27.555) aparecem com mais testes, algo que também está relacionado à quantidade de estabelecimentos que oferecem o serviço.

Nas farmácias do Ceará, do total de exames realizados, foram 5.827 (18,9%) positivos e 16.267 (73,6%) negativos. O índice de casos positivos, no Estado, é o quarto maior do Brasil.

De acordo com o levantamento, só está abaixo dos números observados no Amapá (30,3%), Acre (29,3%) e Paraíba (28%). Já os menores percentuais de testes positivos, foram identificados no Tocantins (9,9%), Mato Grosso do Sul (10%) e Rio Grande do Sul (10,2%). A pesquisa é elaborada a partir dos dados colhidos junto aos associados da Abrafarma e não tem caráter epidemiológico.

ENERGIA RENOVÁVEL

 SERÃO instalados 2.910 painéis solares, totalizando 1,2 MWp de potência
SERÃO instalados 2.910 painéis solares, totalizando 1,2 MWp de potência (Foto: Divulgação/Unifametro)

Unifametro investe R$ 4,2 milhões em usina solar com 2,9 mil painéis

O Centro Universitário Fametro (Unifametro) está investindo R$ 4,2 milhões na construção de uma usina solar fotovoltaica no município cearense de Cascavel, que abastecerá seus sete campi com energia renovável. O projeto é executado pela empresa Ener Brasil. Serão instalados 2.910 painéis solares, totalizando 1,2 megawatts-pico (MWp) de potência instalada. A previsão é que a usina gere 1.980 megawatts-hora (MWh) por ano, o equivalente ao consumo de 13.200 casas familiares com consumo médio de 150 quilowatts-hora (kWH) por mês. A instituição de ensino, que investe em energia limpa desde 2007, deixará de emitir mais de 130 toneladas de CO2 na atmosfera, preservando mais de 5.600 árvores por ano.

SOBRAL

FÁBRICA da Grendene em Sobral
FÁBRICA da Grendene em Sobral (Foto: Divulgação/Grendene)

Grendene fecha parceria com startup de entregas

De olho no forte mercado de entregas do Ceará, a startup Picap lança hoje o serviço last mile na cidade de Sobral. A empresa, que já atua em Fortaleza, também está em mercados como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Campinas (SP) e Curitiba. Em Sobral, a empresa já está cadastrando motociclistas e motoristas em seu aplicativo, melhorando a logística de entrega em diversos segmentos. Em todo o Brasil, a Picap é parceira de mais 20 mil condutores. 

62%

FOI O CRESCIMENTO do número de atendimentos, de março (381) a agosto (619), da empresa cearense Recomece Brasil. que presta serviço de reabilitação de crédito em todo o País, por meio da exclusão de apontamentos, blindagem do CPF/CNPJ e restauração de score.

48%

DAS EMPRESAS brasileiras pretendem manter entrevistas de emprego online após a pandemia do novo coronavírus, segundo levantamento feito pela Weseek, HR Tech de consultoria de recrutamento e seleção digital da Catho.

 

Foto do Raone Saraiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?