Logo O POVO+
Fortaleza sobe 42 posições em ranking de cidades inteligentes
Foto de Raone Saraiva
clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

Fortaleza sobe 42 posições em ranking de cidades inteligentes

Tipo Opinião
Fortaleza ficou atrás no índice geral de Recife e Salvador  no Nordeste (Foto: Aurelio Alves/O POVO)
Foto: Aurelio Alves/O POVO Fortaleza ficou atrás no índice geral de Recife e Salvador no Nordeste

Fortaleza subiu 42 posições no Ranking Connected Smart Cities 2020, passando do 71º para a 29º lugar das cidades mais conectadas e inteligentes do Brasil. O estudo, elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, está na 6ª edição e mapeia todos os 673 municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes.

Entre as capitais nordestinas, ocupa a terceira colocação, atrás de Recife (15º) e Salvador (27ª). Outras duas cidades cearenses também aparecem no ranking geral: Eusébio (30ª), Sobral (82ª). Os três primeiros lugares ficaram com São Paulo, Florianópolis e Curitiba.

O resultado é apresentado em quatro frentes: geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia.

"Nesses seis anos de atuação, a Plataforma Connected Smart Cities vem desempenhando papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação, tendo como objetivo fundamental tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas, principalmente no atual momento de pandemia da Covid-19", diz Paula Faria, CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility.

Delivery: RapidãoApp amplia mercado no Ceará

A RapidãoApp, plataforma de aplicativo de delivery que concentra vários segmentos, vem crescendo no Ceará. Com operações comercializadas nas cidades de Fortaleza, Sobral, Crato, Caucaia, Maracanaú, Eusébio, Pacajus, Tianguá e Juazeiro do Norte, comercializou uma máster franquia no Estado. O master franqueado prestará um suporte localizado, sendo responsável pelo desenvolvimento de áreas, ajudando a marca a chegar à meta de 50 unidades no mercado local ainda este ano.

"Hoje o Ceará representa 8% da nossa atuação no Brasil, sendo fundamental para ampliação da nossa expansão no país. Avaliamos que um máster franqueado, com conhecimento de sua região e experiência na rede, vai conseguir desenvolver melhor sua localidade. É um agente de desenvolvimento regional, que vai fazer o mapeamento do potencial, comercializar a marca na sua área, prestar consultoria e gerenciar a rede no Estado", explica Wilton Hermes, diretor operacional e co-fundador do RapidãoApp.

Bem-estar: 5 dicas para tornar o home office ou a volta ao trabalho mais saudável

A Pipo Saúde, startup criada para otimizar a relação do RH de empresas com os planos e benefícios de saúde, traz cinco dicas para ajudar na rotina de trabalho saudável, seja no home office ou na empresa.

1 Dizer "não"

Muitas vezes, aceitamos mais reuniões, entregas com prazos menores, ficar mais um "pouquinho" no trabalho. Precisamos aprender a dizer "não". É saudável, assim como respeitar o horário de trabalho e desligar a mente, pedir mais prazo e saber valorizar quando isso está sendo feito de forma estratégica: descansar para produzir melhor.

2 Praticar exercícios físicos

Ao praticar exercícios, estamos produzindo endorfinas, substâncias naturais do organismo responsáveis pela sensação de relaxamento. Dessa forma, é possível aliviar a ansiedade, diminuir o estresse e dormir melhor.

3 Comer bem

Refeições com excessos de carboidratos e açúcares exigem do nosso corpo um processo de digestão mais demorada e, por consequência, mais trabalhosa. Quando escolhemos alimentos mais nutritivos, pouco gordurosos, com bases mais proteicas e fibrosas, tudo funciona melhor: a concentração, a produtividade, os movimentos físicos e também o sono.

4 Descansar

É preciso buscar técnicas de meditação, exercícios de respiração, mudança de luz ou até mesmo uma posição para dormir que leve ao sono profundo. Pois, quando dormimos bem, produzimos hormônios saudáveis para o corpo. O essencial é se desligar dos eletrônicos cada vez mais cedo, saber fechar os olhos e respirar fundo, para esvaziar a mente e corpo.

5 Cuidar da saúde

Realize exames de check up anualmente, aproveite as praticidades de um plano de saúde e aprenda a priorizar a si mesmo.

 

Foto do Raone Saraiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?