
Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.
Ceará registra 13,6 mil ligações irregulares de água e energia
No primeiro semestre deste ano, o Estado registrou 13.687 fraudes/furtos de água e energia elétrica. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) contabilizou 6.400 casos, enquanto a Enel Distribuição Ceará verificou 7.287 ocorrências de janeiro a junho.
Quanto às ligações irregulares/clandestinas de energia, o número é 5% menor que os 7.684 casos observados em igual período de 2018 pela Enel. Em relação às fraudes/furtos de água, as ocorrências nos primeiros seis meses de 2019 já representam 40% do total de 2018, quando a Cagece somou 16 mil registros.
As duas companhias informam que vêm intensificando as vistorias nas redes de água e energia elétrica para combater o crime e, consequentemente, diminuir as perdas, que representam prejuízo tanto para as empresas quanto para a população. Em 2018, por exemplo, a Enel contabilizou mais de 296 mil inspeções e 65 prisões, efetuadas com o apoio da Polícia Civil. Neste ano, até junho, 46 pessoas foram presas por furtar energia.
A Cagece, por sua vez, realizou 198 mil vistorias no ano passado. Após identificadas, as ligações clandestinas são desfeitas e os imóveis multados e notificados para que regularizem a situação. "A fraude pode comprometer o abastecimento e a qualidade da água de uma área inteira, provocando vazamentos, perda de pressão na rede e desabastecimentos", diz. A população pode denunciar o crime por meio do aplicativo da Cagece e pela assistente virtual da companhia, Gesse, no site www.cagece.com.br.
Na Enel, as denúncias podem ser feitas pelo número 0800 285 0196. "O furto de energia afeta a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecarga na rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia", afirma a empresa.
CULTURA
Projetos natalinos do Estado vão receber incentivo de R$ 980 mil
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), selecionará 43 projetos de pessoas físicas e jurídicas para o XVI Edital Ceará Ciclo Natalino (antigo Ceará Natal de Luz). Na edição de 2019, serão disponibilizados R$ 980 mil para as seguintes categorias: grupos de tradição; grupos de projeção (parafolclóricos); presépios; mostras regionais natalinas; e XIV Mostra Estadual Ceará Ciclo Natalino. As incrições são gratuitas e podem ser feitas de 15 a 29 de agosto pelo site editais.cultura.ce.gov.br, onde também é possível acessar o edital. O documento ficará disponível para consulta até esta quarta-feira, 14. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail edital@secult.ce.gov.br ou pelos telefones (85) 31016 6770 e (85) 3101 6737. O atendimento vai de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
EM 12 MESES
Ceará perde 539 mil linhas de celular
O número de linhas móveis em operação no Ceará caiu 6% em 12 meses, saindo de 9,01 milhões em junho de 2018 para 8,47 milhões em igual período deste ano, uma redução de 539,1 mil unidades. Os dados são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No Brasil, a queda ficou em 2,84%. O País perdeu 6,69 milhões de linhas de celular. O total passou de 235,08 milhões para 228,39 milhões de unidades.
ÓTICAS VISÃO
Desconto de 40% no mês dos pais
Neste mês de agosto, as lojas da rede Óticas Visão vão oferecer 40% de desconto em todas as armações para as compras de óculos de grau completo, e 30% nos óculos solares, com exceção das marcas Chloé, Salvatore Ferragamo, Montblanc e Tiffany. A campanha, feita em razão do Dia dos Pais, também traz outras promoções. As ofertas valem até o dia 25 ou enquanto durar o estoque.
SUSTENTABILIDADE
Beach Park destina 83% dos resíduos sólidos para reciclagem
O Beach Park já destina 83% dos resíduos sólidos produzidos no complexo turístico para a reciclagem, número que representou cerca de 550 mil toneladas no ano passado. A empresa conta com o trabalho de ex-catadores de Aquiraz. Eles atuam em ilhas de armazenamento e na unidade de monitoramento ambiental da companhia, com administração, área de triagem e compactador. No último mês de junho, foi abolido o uso de canudos plásticos em todos os empreendimentos do complexo (parque aquático, restaurantes e hotéis). A partir da iniciativa, duas toneladas do material deixarão de ser consumidas por ano. "Isso vai muito além da preservação dos recursos naturais, já que nossa contribuição também é para a construção de uma sociedade inclusiva e socialmente justa", diz Raíssa Bisol, coordenadora de Meio Ambiente do Beach Park.
Comentários