Logo O POVO+
José Sarto e o Clube do Imperador
Foto de Regina Ribeiro
clique para exibir bio do colunista

Regina Ribeiro é jornalista e leitora voraz de notícias e de livros. Já foi editora de Economia e de Cultura do O POVO. Atualmente é editora da Edições Demócrito Rocha

José Sarto e o Clube do Imperador

Tipo Opinião

Quando meus filhos eram adolescentes assisti com eles, mais de uma vez, a um filme muito simplesinho chamado O Clube do Imperador, dirigido por Michael Hoffman. A trama acontece num colégio de educação tradicional nos Estados Unidos, onde os alunos decoram os nomes dos imperadores romanos nas aulas de História e recitam trechos em latim. 

Um dos alunos do colégio, filho de um senador, faz o possível para driblar as regras da escola e consegue – a despeito da linha dura dos docentes – porque sabe que o pai destina anualmente milhares de dólares àquela instituição. O filme aborda a difícil questão da ética na infância e adolescência.

Ao ver o candidato José Sarto (PDT) ignorar de forma solene o convite para participar do debate do O POVO e de entrevistas em outros veículos, lembrei-me do filme. Será que o candidato à prefeitura de Fortaleza considera mesmo que o fato de ter o governador Camilo Santana (PT) e o prefeito Roberto Cláudio (PDT) como aliados e impulsionadores da sua campanha é 100% suficiente para que seja eleito?

Observo o comportamento de outros segundos turnos Brasil afora. São Paulo é um exemplo. Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (Psol) já participaram de mais de um debate só da semana passada para cá. Enfrentam-se, discordam, debatem. Esse é um dos fundamentos da política. É necessário discutir ideias, enfrentar adversários, estimular a compreensão dos eleitores sobre o que pensa cada um dos proponentes ao Paço Municipal sobre vários temas.

É importante lembrar-se que a partir do dia 1º de janeiro, Fortaleza estará, politicamente, nas mãos do vencedor desta disputa eleitoral. Acredita-se, portanto, que haverá de ser alguém disposto a lidar com os muitos problemas que esta cidade acumula.

Causa estranheza a ausência do candidato José Sarto em eventos que têm o propósito de incentivar a discussão de assuntos ligados à cidade. Até domingo, na hora de digitar o número do candidato que escolhemos para ser o próximo prefeito desta cidade de sol amarelo, tanto José Sarto quanto Capitão Wagner serão apenas candidatos.

Entende-se problemas de saúde, que inclusive o candidato do PDT já teve e se ausentou da campanha. É possível supor outros tipos de imprevistos que incluam a família, por exemplo, em momentos delicados como o nascimento de um filho, a morte de um parente.

No entanto, não é confortável ver um candidato eximir-se de um debate e ou de outras modalidades de sabatinas, onde deveria expor seus pontos de vista e responder a dúvidas deixadas pelo seu adversário em relação à sua conduta.

Nesse caso, não adianta querer fazer parte do Clube do Imperador confiando-se apenas na retaguarda política que hoje está à sua disposição.

Foto do Regina Ribeiro

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?