Logo O POVO+
Financie a política em vez de odiá-la
Foto de Reinaldo Azevedo
clique para exibir bio do colunista

Reinaldo Azevedo é jornalista político, autor do livro

Financie a política em vez de odiá-la

Tipo Opinião
Reinaldo Azevedo - Jornalista (Foto: Folhapress)
Foto: Folhapress Reinaldo Azevedo - Jornalista

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), está certo. É uma insensatez manter em R$ 1,7 bilhão o fundo eleitoral. Talvez devesse dobrar.

Alguém escandalizado? Deve estar entre aqueles que acreditam que as eleições do ano passado realmente custaram algo em torno de R$ 3 bilhões - considerados também o fundo partidário e as doações de pessoas físicas.

Com essa bagatela, consta, elegeram-se um presidente da República, 513 deputados, 54 senadores, 1.059 deputados estaduais ou distritais e 27 governadores. Candidataram-se 28.216 pessoas.

É história da Carochinha. A estúpida proibição da doação de empresas jogou o financiamento de campanha numa clandestinidade inédita. Nenhuma imoralidade é tão destrutiva como a do moralismo, que é a moral na sua expressão doentia, fanática, missionária.

Alcolumbre lembra que, no ano que vem, serão eleitos 5.570 prefeitos e 57 mil vereadores. Disputaram o pleito de 2016 nada menos de 481.783 pessoas. Esse número deve crescer.

Se essas pessoas não tiverem o apoio necessário, diz ele, "acaba-se criando um caminho para não agirem em suas campanhas dentro da legislação". A exemplo de 2018.

Alcolumbre, claro!, vai apanhar. A demagogia de esquerda dirá que ele quer grana para seus brioches quando falta pão. E a de direita vai berrar: "Não quero financiar ladrões".

O ódio à política permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil. Parafraseio o abolicionista Joaquim Nabuco. Ele escreveu "escravidão" em lugar de "ódio à política". Somos cativos em qualquer caso.

Peço licença para divergir, em parte ou por inteiro, de alguns pares de colunismo ao ver as reações à proposta de aumentar o fundo e às mudanças que o Congresso fez na lei eleitoral.

Não vou entrar em minudências - este jornal tratou do assunto no detalhe - porque me interessa mesmo é a visão de mundo que embala as críticas.

A velha esquerda vê os políticos como uma classe social. Representariam os interesses da burguesia espoliativa com o intuito de impedir a ascensão dos oprimidos - os verdadeiros criadores da riqueza.

Ainda que subsista nesses setores, como crença e abstração, a ideia da luta de classes, eles tomaram a decisão prudente, mundo afora, de fazer a disputa segundo "as regras da democracia deles" para, então, formar uma nova maioria em favor "da democracia nossa".

Neste ponto, leitor, poderia nascer um novo artigo para evidenciar que o desastre a que o petismo conduziu a própria história, do qual tenta se levantar, nasce desse erro essencial. Existe apenas uma democracia. É a de todos.

Será sempre uma luta entre desiguais por mais igualdade de bens e de direitos. É a marcha civilizatória.

Já a direita, velha ou nova - muito especialmente essa turma da Lava Jato, que promove o terror jurídico, com a complacência de setores da imprensa -, vê os políticos como uma casta.

São tratados como aristocratas renitentes de uma República que deveria escorraçá-los, dispensando-lhes o tratamento de aproveitadores - sobreviventes de um velho regime, derrubado pela ágora das redes sociais.

Surgiu, assim, uma tal "nova política", que se compraz em promover o ódio à própria política. Sua precondição de existência é a crise permanente. Prefiro a velha democracia e a velha institucionalidade.

E fujo da demagogia e da hipocrisia como a Lava Jato foge da Constituição e do Estado de Direito.

Políticos não são nem classe nem casta. São apenas o menor dos males possíveis. O sistema precisa de dinheiro para funcionar. Se não for privado, será público. Se não for o legal, será o ilegal.

O custo desse moralismo, potencializado pela gritaria da ágora virtual, é a instabilidade permanente, que só interessa a fascistoides de várias matizes.

Ou alguém alimenta dúvida razoável sobre a distopia que nasceu nesse esterco? Sempre que se aproximam de mim para, por exemplo, elogiar a Lava Jato e atacar o governo Bolsonaro, eu me afasto. "É melhor morrer de vodca do que de tédio".

O moralismo, que é a moral em estado mórbido, entorpece a razão.

Ele agradece. 

 

Foto do Reinaldo Azevedo

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?