Logo O POVO+
Os vinhos do Brasil em prova
Foto de Renato Brasil
clique para exibir bio do colunista

Renato Brasil é Químico pela UFC, Mestre em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, Docente em Enologia da UNICHRISTUS, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers - SP, diretor e fundador da ABS-CE, Docente dos cursos da ABS-CE e Consultor de vinhos para Importadores, distribuidores e restaurantes. Atual 3º lugar no campeonato brasileiro de Sommeliers ABS-Brasil 2019.

Renato Brasil gastronomia

Os vinhos do Brasil em prova

Tipo Opinião
A GRAND Cru Fortaleza realiza promoções e faz entrega de vinhos  (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação A GRAND Cru Fortaleza realiza promoções e faz entrega de vinhos

O maior evento mundial de avaliação de vinhos é do Brasil, acontece agora dia 7 de novembro na capital do vinho no Brasil, Bento Gonçalves (RS), e irá ser transmitido pelas redes sociais da Associação Brasileira de Enologia (Abe) ao vivo. O conhecido evento que todos os anos movimenta mais de mil, isso mesmo, mil pessoas degustando um mesmo rótulo ao mesmo tempo - é a maior degustação de vinhos do mundo -, esse ano irá ser realizada on line. Para inscritos previamente, ainda tinha a opção de adquirir as 16 amostras mais representativas da safra para acompanhar a degustação. As avaliações já se realizaram nos últimos meses e no dia 7 serão apresentados os 16 vinhos brasileiros mais representativos da grande safra de 2020.

"A Safra das Safras não poderia passar em branco. Assim como o mercado de vinhos precisou se reinventar, a Avaliação Nacional de Vinhos Safra 2020 seguirá outro modelo em razão da pandemia. O processo técnico é o mesmo, mas a experiência final será totalmente diferente. Não teremos a confraternização presencial, mas apostamos num grande movimento de promoção do vinho brasileiro e num programa que deverá surpreender o público. Vamos fazer um espetáculo digital e todos poderão assistir", destaca o presidente da Associação Brasileira de Enologia (Abe), enólogo Daniel Salvador.

XXVIII Avaliação Nacional de Vinhos - Safra 2020

Data: sábado, 7, a partir das 17 horas

Local: transmissão ao vivo pelo Facebook, Instagram e Youtube da ABE

A influência da madeira no gosto dos vinhos

A Associação Brasileira de Sommeliers - RJ está no caminho da melhor divulgação da cultura do vinho e, entre tantos cursos on line, o colunista vai ministrar, no dia 12 de novembro, um curso sobre a influência das barricas no cheiro e gosto dos vinhos. De uma forma muito fácil, mas explicando todos os motivos da necessidade dessa passagem e qual a influência pode trazer nas características sensoriais dos vinhos, quais os aromas e sabores que a passagem pode trazer. Mais informações: @abr_rj

Mais uma oportunidade de vinhos em Fortaleza

Um novo local de Fortaleza para aproveitar um bom vinho, o Carbone Steakhouse vem oferecer uma carta de vinhos com aproximadamente 100 rótulos, elaborada pela equipe da Brava Brazil Wines, o que deve ser um ótimo local para apreciadores e eventos de vinho. A temática é uma casa de carnes, mas também terá frutos do mar e demais iguarias. A casa terá ainda cortes especiais como parrilha e dry aged, a maioria dos elementos passam pela brasa e pela fumaça, aumentando as propostas de harmonização e dando um toque especial ao sabor defumado. Inauguração será na terça, 10 de novembro.

Onde: av. Desembargador Moreira, 1300 - Aldeota

Telefone: (85) 3021 1614

Foto do Renato Brasil

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?