Logo O POVO+
A pandemia e o futebol
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

A pandemia e o futebol

Governo do Estado autorizou a retomada dos jogos de futebol, com portões fechados, a partir de segunda-feira, 13 (Foto: Fábio Lima/O POVO)
Foto: Fábio Lima/O POVO Governo do Estado autorizou a retomada dos jogos de futebol, com portões fechados, a partir de segunda-feira, 13

Caminho entre as 5 e 7 da manhã e não vejo quase ninguém. Quem fala comigo à distância são os porteiros. Um deles me avisa que Ceará, Fortaleza e Ferroviário se uniram para apressar a volta do Campeonato Cearense. Um outro cruza comigo na escada e informa que a Liga escolheu Salvador para sediar a Copa do Nordeste.

Entro em casa e ligo. Raimundo Pinheiro, vice-presidente do Ceará, atende: “Não entendo como liberaram os shoppings e não liberaram o futebol. Duas competições ao mesmo tempo. Os jogadores vão se arrebentar. Temos cumprido o protocolo. Grupos de atletas treinando alternados, testes em membros da comissão técnica, funcionários e jogadores e a manutenção de quarentena em caso de contato ou teste positivo”.

Mario Kempes, coordenador da TV Federação Cearense de Futebol (FCF TV) diz que a bola está com o governador — a liberação do futebol está previsto para o próximo dia 20 — e o dr. Henrique Bastos, médico da Federação, sugeriu uma série de ações relacionadas ao Campeonato e aguarda o protocolo que será enviada pelo Governo.

Quem também se manifestou favorável ao retorno foi o comentarista Wilton Bezerra que escreveu: “Ressalto o apreço pelo tratamento que o Governo tem dado à saúde do povo. Os que figuram no futebol já têm a aflição como companheira há muito tempo”.

Fernando Graziani, editor-chefe de Esportes aqui de O POVO faz projeções: “O Campeonato Cearense só vai ser encerrado depois que Ceará e Fortaleza finalizarem sua participação na Copa do Nordeste. Se o Ceará e Fortaleza quiserem se livrar, vão para Salvador e deixam uma equipe C para jogar o Cearense. Acho difícil que eles façam isso porque existem interesses em jogo”.

Sergio Ponte, também aqui de O POVO, diz da pressão para que o governador libere logo e a ideia é começar o Campeonato na próxima semana. Agora, quando termina ninguém sabe.

Todos eles, inclusive eu, aguardamos a volta do futebol. Além de sermos do ramo e enfrentarmos as dificuldades causadas pela pandemia, sabemos que no momento o Governo começa a liberar as atividades e flexionar os isolamentos, por que não o futebol?

Por outro lado, também é verdadeiro que o vírus continua procurando hospedeiros para se instalar. Aqui no Ceará são mais de 130 mil casos e já morreram quase sete mil pessoas. É sinistro. E não é por acaso que o futebol seja uma das últimas atividades a serem liberadas.

O jogo em si tudo bem. Será de portões fechados e só entra quem vai trabalhar. A Federação Cearense de Futebol receberá um protocolo e cumprirá todos os itens necessários e determinados pelas autoridades sanitárias. A questão é que os jogos passarão na televisão.

E aí, turma boa, diferente do meu andar diário e solitário, as pessoas vão aglomerar nas casas ou nos bares e restaurantes da vida. Aglomerado de pessoas é tudo que o vírus quer. Alguém poderá dizer que bares e restaurantes fecham às 16 horas. Sei não. O André Bloc, editor-adjunto de Esportes do O POVO, foi taxativo: “As pessoas não perdem a oportunidade de serem irresponsáveis”.

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?