Logo O POVO+
O Vovô no Brasileirão
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

O Vovô no Brasileirão

Título do Nordestão fez com que Cléber e Fernando Sobral virassem queridinhos da torcida do Ceará (Foto: Pedro Chaves/FCF)
Foto: Pedro Chaves/FCF Título do Nordestão fez com que Cléber e Fernando Sobral virassem queridinhos da torcida do Ceará

Passados uns dez dias da conquista da Copa do Nordeste, o torcedor alvinegro parou de festejar. Perder para o Sport no Recife pode ser considerado um resultado normal, mas empatar com o segundo time do Grêmio dentro do Castelão revela fragilidade.

O primeiro tempo contra o Grêmio foi terrível. Embora tivesse tido duas chances de fazer gols, foi amplamente dominado pelo toque de bola do Grêmio, que chegava a todo o momento dentro da área alvinegra. Não por acaso, Fernando Prass foi o melhor em campo.

Ficou claro que o nível dos adversários da Copa do Nordeste não pode servir de referência absoluta para um campeonato nacional. Ou alguém duvida que Bahia, Sport, Ceará e Fortaleza, possíveis campeões de uma Copa Nordeste, vão lutar para evitar o rebaixamento?

A Copa do Nordeste teve sua importância. Além da conquista, dois jogadores caíram nas graças da torcida. O atacante Cléber, que cumpre funções ofensivas/defensivas e toda vez que joga faz gol, e Fernando Sobral, que ganhou o apelido de "pulmão de aço".

Aliás, se tem uma qualidade presente em todo o elenco do Ceará é a garra. Antigamente se dizia que eles disputavam a bola como se fosse um prato de comida. Hoje em dia, com locutores esportivos e comentaristas mais refinados, diz-se que o jogador se entrega.

O que se percebe é que, no nível técnico dos clubes da Série A, as exigências são maiores. Não bastam apenas força e velocidade nas movimentações. É preciso que o jogador tenha boa técnica e também uma compreensão inteligente do jogo para fazer as escolhas.

Tarefa árdua para o técnico Guto Ferreira, que anda atrás de um jogador habilidoso, criativo e que tenha liderança junto aos demais para estabelecer uma ponte entre as linhas da equipe. Esse papel vinha sendo feito pelo Vina, mas a sua contusão o deixou de fora.

Quem talvez substituísse Vina com resultados seria Rafael Sobis, que jogou muitas vezes nessa posição, mas o jogador precisa de ritmo de jogo e, com dois jogos por semana e uma viagem de avião, vai ter de readquirir o ritmo de jogar treinando dentro de um avião ou num quarto de hotel.

 

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?