Logo O POVO+
2020 e o céu não é de brigadeiro para os clubes de futebol
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

2020 e o céu não é de brigadeiro para os clubes de futebol

Tipo Opinião

Amigos que lidam com finanças previam, antes da pandemia, que o ano de 2020 seria melhor para o futebol cearense do que 2019. Segundo eles, Ceará e Fortaleza vêm há anos com gestão consistente, o que os leva a ver com otimismo a permanência deles na Série A.

O tripé profissionalismo, transparência e compromisso com os pagamentos — nunca gastando mais do que o orçamento prevê —, criou para os dois clubes situação de credibilidade que se traduz nos comentários feitos pela mídia esportiva país afora.

Embora estejam com as finanças organizadas, é um desafio continuar na primeira divisão, pois manter-se na Série A significam melhoras nas cotas nos contratos de televisão, além de ser mais fácil de conseguir patrocínios e aumentar o número dos sócios-torcedores.

Fator de importância na permanência do Fortaleza na Série A foi o apoio maciço de seus torcedores. O site "Verminosos por Futebol" publicou que a média de público nos jogos do Fortaleza foi de 33.000 torcedores. Ficou em segundo lugar, só perdeu para o Flamengo.

O mesmo site informa que o Ceará ficou em sétimo lugar, com uma média de 26.010 torcedores. Essa informação tem como referência os jogos realizados no estádio Castelão. Acredita-se que a ausência dos torcedores devido ao isolamento provocado pela pandemia prejudica todas as equipes.

Um outro fator que influencia diretamente na produção das equipes são as viagens. Encerrado o campeonato nacional de 2020, veremos que Fortaleza e Ceará, ao visitarem todas as sedes, terão cumprido 81.431km cada um. É dose pra Leão e mata o Vovô.

Só outros três clubes vão viajar tanto. O Sport, 72.456km; Grêmio e Internacional, 51.959km cada. Os outros 15 clubes vão viajar menos de 41.000km. Viagem longa significa tempo de espera em aeroporto, reduz o tempo para treinos e prejudica a recuperação dos atletas.

Num calendário apertado e afetado pela pandemia que se abate sobre o país, e com dois jogos e uma viagem pelo meio por semana, as comissões técnicas das duas equipes se dedicarão às habilidades mentais. É tempo de comunicação, compromisso, controle, confiança e concentração.

 

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?