Logo O POVO+
Os famigerados "detalhes" do jargão futebolístico
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

Os famigerados "detalhes" do jargão futebolístico

Entrevistados após as partidas, os jogadores utilizam lugares-comuns para explicar os lances, as derrotas e as vitórias. Um dos mais usados é o que diz que o jogo foi decidido por detalhes. O sempre atual Aurélio Buarque de Holanda reza que o detalhe é o mínimo em relação ao todo.

Na verdade, quando os jogadores usam e abusam dos "detalhes" nas entrevistas, fazem uma tentativa de explicar o inexplicável e retiram do todo um momento em que alguém se deu bem ou se deu mal. Apoiado nesses argumentos, o leitor tem plena liberdade para analisar da forma que quiser.

Fatos e detalhes se completam. O Fernando Sobral é o melhor jogador alvinegro nessa temporada. Sua esplendorosa forma física e boa forma técnica enchem os olhos do torcedor. Executa os fundamentos com habilidade e sua constante movimentação o tem deixado de cara para o gol.

O detalhe é que Fernando Sobral está louco para fazer um gol, que na sua concepção viria coroar todas as boas atuações que vem tendo este ano. Quando o pulmão alvinegro entra com a bola dominada na área do adversário, não pensa em mais nada, só consegue ver a meta na sua frente.

No Clássico-Rei de quarta-feira conseguiu o impossível. De frente para a meta, chutou com o calcanhar. Contra o Goiás, no domingo passado, teve uma chance dentro da pequena área. Bola para lá, bola para cá, aperreado, o chute saiu fraquinho. Ao lado, um companheiro esperava o passe.

Perdi as contas de quantos gols o Bruno Melo fez de cabeça. Aviso aos analistas de performance. Ele é o melhor cabeceador do futebol cearense. Faz gol de cabeça de tudo que é jeito. Controle remoto nas mãos, toco nas teclas play, pause e rewind e acompanho os movimentos na grande área.

Estrategicamente colocado do lado oposto do tiro de canto, na entrada da grande área, e sem marcação Bruno Melo atento a tudo: o toque na bola do batedor, a velocidade e o percurso parabólico da bola e em qual instante do tempo o artilheiro vai saltar para cabecear.

Bruno Pacheco, lateral-esquerdo do Ceará, percebe a manobra tenta interceptar o lance, disputando a bola pelo alto. Não conseguiu. Os dois Brunos chocaram suas cabeças. O do Fortaleza veio de frente; o do Ceará veio de lado. A bola? Acabou dentro das redes alvinegras.

Após derrota no Clássico-Rei, Ceará mira Palmeiras e pode ter desfalques

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?