Logo O POVO+
O ontem e o hoje das categorias de base do Ceará
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

O ontem e o hoje das categorias de base do Ceará

Felipe Jonatan, ex-jogador do Ceará, em treinamento pelo Santos (Foto: Ivan Storti/Santos FC)
Foto: Ivan Storti/Santos FC Felipe Jonatan, ex-jogador do Ceará, em treinamento pelo Santos

Dentre as recordações que tenho do futebol, uma delas me toca bastante por causa da transição. Tinha parado de jogar, e, recentemente formado em Educação Física, andava atrás de um estágio quando o Adelmo Aquino me convidou para coordenar as divisões de base do Ceará.

Na verdade, eu fazia tudo. Era coordenador, técnico, preparador físico e psicólogo. Criamos um ambiente tão bom que, no início do ano seguinte, subiram para a equipe principal seis jogadores da base, sendo que Marcelo Vilar, Alves e Josué se tornaram titulares.

Não é por acaso que essa turma "se frequenta" até os dias de hoje em um grupo no WhatsApp. A experiência que tive aprendendo e ensinando com essa meninada me fez compreender melhor os sonhos e as esperanças dessa turma que busca se tornar jogador de futebol.

O Ceará, embora não tenha tradição, vem revelando bons jogadores. O difícil é mantê-los na equipe. Três deles: o Raul, que no momento joga no Red Bull Bragantino; Artur Cabral, no Basel (Suíça) e Felipe Jonatan, no Santos, seriam titulares no time atual.

Por isso, quando recebi uma postagem do Pinheiro, diretor alvinegro, encaminhando para mim uma cópia de um ofício que havia sido enviado pela CBF para a FCF convocando o meia-atacante David para a seleção brasileira sub-17, retornei imediatamente.

O Pinheiro atendeu falando: "O homem é o Eduardo Arruda". Ligo para o diretor de futebol, que me fala da alegria dessa convocação e com o coração alvinegro palpitando me diz. "Não vi jogar, mas meu pai me colocou o nome de Eduardo por causa do Zé Eduardo."

"Estamos fazendo uma revolução nas bases alvinegras. São seis categorias: sub-11 até sub-23. Nosso CT é em Itaitinga. Temos todas as licenças para funcionar. As divisões são assistidas por nutricionista, fisiologista, fisioterapeuta, psicólogo e assistente social."

"Em 2018 Esses profissionais participaram de um Seminário visando o aperfeiçoamento de suas funções. Em 2019, ganhamos em quase todas as categorias. Só perdemos no sub-15. Gabriel Lacerda, Kelvin, Vitão e Rick vieram das bases alvinegras".

Despeço-me do Eduardo e releio o ofício enviado pela CBF. O David deverá se apresentar com um passaporte brasileiro de validade mínima de 6 meses, tênis, calça jeans, camisa polo do clube e máscara no aeroporto no dia 2/11/2020, em horário a ser confirmado. O Ceará está de parabéns!

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?