Logo O POVO+
A Terra é redonda como uma bola, que marca toda a trajetória humana
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

A Terra é redonda como uma bola, que marca toda a trajetória humana

A Terra é redonda, tal qual uma bola de futebol (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Foto: Lucas Figueiredo/CBF A Terra é redonda, tal qual uma bola de futebol

Tem uma turma que acredita que a terra é plana. Embora seja um pouco achatado nos polos, o globo terrestre é a figura que mais bem expressa o planeta. Uma esfera! O mais uniforme dos corpos sólidos gira ao redor do seu próprio eixo e nunca excede seus limites.

Vi isso numa "final" de Campeonato Brasileiro no Maracanã. Ronaldo Angelim, com a camisa do Flamengo, subiu numa bola de escanteio e cabeceou para dentro da meta do goleiro do Grêmio. A bola se aninhou nas redes e ficou girando em torno do seu próprio eixo. Lindo!

Essas características das esferas tornam a bola um objeto fascinante no desenvolvimento humano. Seja qual for a idade. Começa no berço, com aquelas bolas pequenas que o neném aperta e emitem sons. Mais tarde, a bola de sabão, que explode colorida no ar.

Na infância, a bola de chicletes, que estoura lambuzando a cara; a bola de gude, colorida, com as cores do arco-íris; a primeira bola de uma criança que alimenta o sonho de se tornar jogador e a bola de meleca escondida debaixo da sua cadeira na sala de aula.

Na adolescência, a multidão de garotos e garotas espalhada nos campos, nos clubes, nos ginásios, nas quadras e terrenos baldios, a chutar, passar, driblar, cortar, levantar, encestar e controlar com mãos ou pés uma bola que pode ser de borracha, de meia ou de papel.

E, já adultos, perceberem que homens e mulheres também utilizam a bola num jogo de perde e ganha. Se não, como explicar a busca do amor perdido através de uma vidente e sua bola de cristal? Ou, então, o abandono dado a alguém porque o outro pisou na bola?

E pensar na relação bola/poder. O momento mágico do cinema em que Charles Chaplin, imitando o ditador Hitler, controla com as mãos, os pés e as coxas o globo terrestre. Um sujeito que estava com a bola cheia. Tudo passou a dar errado e sua bola esvaziou.

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/-jj-PaqFrBc?start=76" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Tive até vontade de ligar para o Soares, que é físico da UFC, para conversar por que a terra é redonda. Depois desisti. Na construção desse texto, percebi que um local plano serve para que fique em equilíbrio, mas meus melhores momentos foram na corda bamba.

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?