Logo O POVO+
Clássico-Rei é quando as equipes buscam força dentro de si para vencer
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

Clássico-Rei é quando as equipes buscam força dentro de si para vencer

Rivais históricos se encontram mais uma vez na elite do futebol brasileiro. Apesar da ótima fase do Fortaleza, Ceará também leva bom momento ao campo
Fortaleza, Ceará, FCF e demais autoridades públicas envolvidas na realização da partida elaboraram plano de ação para o clássico-rei da próxima quarta-feira, 17, no Castelão. Duelo é válido pela Série A do Brasileiro (Foto: Aurélio Alves / O Povo)
Foto: Aurélio Alves / O Povo Fortaleza, Ceará, FCF e demais autoridades públicas envolvidas na realização da partida elaboraram plano de ação para o clássico-rei da próxima quarta-feira, 17, no Castelão. Duelo é válido pela Série A do Brasileiro

Ninguém sabe o número exato de vitórias de um clube sobre o outro. Um levantamento feito pelo pesquisador Eugenio Fernandes Fonseca, nas suas consultas à Biblioteca Pública e a jornais de diferentes épocas, não encontrou os resultados de sete jogos.

Os jogos aconteceram entre 1919 e 1928 e o fato de não se saber estes resultados implica em dizer que não temos dados suficientes para divulgarmos o número exato de vitórias de qualquer um dos dois. O empate é o resultado que mais se repete nos clássicos.

É um equívoco apontar um favorito para o clássico do próximo domingo. Evidentemente que não se deve desconsiderar o momento mágico dos tricolores, que depois da chegada do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda vivem em constante lua de mel com o clube.

Arriscaria até dizer que, pela qualidade técnica apresentada e pelos resultados obtidos, o Fortaleza vive o melhor período de sua história. Vamos entrar na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A e os Leões estão sempre entre os mais bem colocados.

E jogando um futebol que encanta as torcidas de todos os times. Outro dia, um torcedor do Ferroviário, irritado com o fato de seu time não poder usar o estádio Castelão me disse ao pé do ouvido: “Nem gosto do Fortaleza, mas eles estão jogando um futebol de primeira!”

Apesar da unanimidade da admiração, continuo a não ver favorito. Acompanho esse clássico há mais de 50 anos. Já vi o Fortaleza caindo pelas tabelas vencer uma forte equipe do Ceará e vice-versa. Os clubes vão buscar força dentro da bela história escrita por seus torcedores.

História que passa de geração em geração. Bisavós, avós, pais, mães, crianças. Conheço famílias que mal o filho nasce decora o quarto com as cores do clube. Fraldas, mamadeiras, berço, brinquedos. Uma coisa é um brinquedo, outra coisa é um brinquedo com o escudo do clube.

A energia que emana desses milhares de torcedores é que sustentam a temperatura de Ceará e Fortaleza. Particularmente, torço para que um desses loucos por futebol nos esclareça a respeito do resultado desses sete jogos que ninguém sabe quanto foi.

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?