Logo O POVO+
Volta do PV traz uma solução e muitos problemas
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

Volta do PV traz uma solução e muitos problemas

Prefeitura de Fortaleza iniciou reparo do estádio que, no início da pandemia, funcionou como hospital de campanha
FORTALEZA-CE, BRASIL, 22 DE JULHO DE 2021: Iniciaram obras no estádio Presidente Vargas para quebra do concreto que foi colocado para o Hospital de Campanha. Concreto será quebrado para que seja feita a reforma da grama do estádio. Estádio Presidente Vargas no final da tarde - trator quebra placas de concreto. Fotos aéreas. (Foto: Júlio Caesar/ O Povo) (Foto: JÚLIO CAESAR)
Foto: JÚLIO CAESAR FORTALEZA-CE, BRASIL, 22 DE JULHO DE 2021: Iniciaram obras no estádio Presidente Vargas para quebra do concreto que foi colocado para o Hospital de Campanha. Concreto será quebrado para que seja feita a reforma da grama do estádio. Estádio Presidente Vargas no final da tarde - trator quebra placas de concreto. Fotos aéreas. (Foto: Júlio Caesar/ O Povo)

Depois de ter virado hospital de campanha durante o pique da pandemia o estádio Presidente Vargas vai voltar a ser palco de jogos de futebol e outras atividades inerentes. O poder público perde um ótimo lugar para construir um polo esportivo na Cidade.

O que o leitor ainda não deve ter reparado é que Fortaleza é a única cidade do país que tem dois estádios públicos. O Castelão, administrado pelo Estado, através da Secretaria do Esporte e Juventude, e o PV, pela Prefeitura, via Secretaria do Esporte e Lazer.

É inegável que a centralização do futebol no poder público levou os dirigentes de Ceará, Fortaleza e Ferroviário a se sentirem com pouca motivação para desenvolverem seus clubes promovendo a democracia e o associativismo. É incompreensível um clube não ter seu estádio.

Sei que a turma do futebol pode ficar na bronca, mas não quero destruir o PV, até porque povo sem memória vira fantasma de si mesmo. Há uns 15 anos atrás, quando era professor de Legislação e Organização Desportiva da Unifor, orientei alunos em um estudo de caso.

Duas perguntas norteavam o estudo na consulta feita aos moradores que residiam no entorno do PV. Contra ou a favor de jogos no PV? Resultado: não lembro exatamente a porcentagem, mas sei que a maioria era contra. Por quê? Era a outra pergunta

Aí, meu prezado leitor, os moradores desfiavam o seu rosário de lamentações. Dia de jogo ninguém pode botar cadeiras na calçada, dizia uma. Os carros estacionam em cima das calçadas, dizia outro. Fazem xixi na frente da casa da gente, dizia um terceiro.

Então, percebe-se que o estádio interessa para o futebol, mas é um transtorno na vida dos moradores do local. Evidentemente que, ao reabrir o PV, a Prefeitura deverá resolver esses problemas porque eles afetam a vida do cidadão e não pode continuar do jeito que estava.

Penso que seja uma boa ideia começar pelo estacionamento. Construir um edifício-garagem? Negociar com o 10º GAC um terreno para carros? Proibir de vez que se estacionem carros no entorno do estádio Presidente Vargas, tradicionalmente conhecido como PV?

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?