Logo O POVO+
Copa do Brasil teve uma quarta-feira de encher os olhos
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

Copa do Brasil teve uma quarta-feira de encher os olhos

Flamengo engrenou com Renato Gaúcho e atropelou com um a menos. Fortaleza de Vojvoda não largou a intensidade e arrancou empate com o São Paulo no Morumbi
Titi e Lucas Crispim serão titulares do Fortaleza no jogo desta quarta diante do São Paulo, pela Copa do Brasil 2021; veja como assistir à transmissão ao vivo e a provável escalação (Foto: Paulo Pinto)
Foto: Paulo Pinto Titi e Lucas Crispim serão titulares do Fortaleza no jogo desta quarta diante do São Paulo, pela Copa do Brasil 2021; veja como assistir à transmissão ao vivo e a provável escalação

Dá gosto ver o Flamengo jogar. Embora vez por outra apareça uma ou outra falha, tem quatro jogadores que arrasam. O técnico português Jorge de Jesus dizia: "O dia em que os quatro avançados – Bruno Henrique, Arrascaeta, Everton Ribeiro e Gabigol — jogam bem, não tem pra ninguém”.

O português voltou para sua terra e o Flamengo ficou sem técnico. Rogério Ceni parecia a solução. Não deu certo. Não basta ser trabalhador e entender de futebol. A insatisfação expressa no rosto dos melhores jogadores quando substituídos revelavam o tamanho do mal-estar.

Renato Gaúcho foi a solução encontrada. Com ele no comando, o Flamengo retomou o futebol dos tempos de Jesus. As imagens de reservas, titulares e comissão técnica, rolando na grama e vibrando na goleada de anteontem sobre o Grêmio ficam para a história.

O jogo estava 0 a 0 quando o Flamengo teve seu ala-direito Isla expulso, no final do primeiro tempo. Voltou para o segundo tempo fazendo duas linhas de quatro jogadores, 1-4-4-1. Os números 1 representam, no sistema, o goleiro Diego Alves e o atacante Gabigol.

A surpresa foi que no primeiro tempo o Grêmio jogou melhor que o Flamengo. No segundo tempo, com um jogador a menos, o Rubro-Negro acabou com o Tricolor. Foi a tática utilizada? Acredito que sim. Aliou-se o esquema ao esforço dos rubro-negros. Grêmio 0x4 Flaemngo.

Embora não tenha nenhum jogador cotado para defender a seleção brasileira, outro time que dá gosto de ver jogar é o Fortaleza. Também pela Copa do Brasil, enfrentou ontem o São Paulo no Morumbi, e, após estar perdendo por dois gols, reagiu e empatou nos minutos finais.

Além de estar na terceira colocação da Série A do campeonato nacional, os leões estão praticando um futebol que enche os olhos do mais exigente espectador. E não tem essa de jogar fora ou em casa. Seja onde for a partida, o Fortaleza se empenha, propõe o jogo e corre atrás da vitória.

Tenho gravado os jogos e me deliciado. Controle remoto na mão: rewind, pause, play, vou revendo e analisando os lances que me interessam: os jogadores não param em campo; se aproximam e se afastam aumentando ou diminuindo o campo em busca de soluções.

Quem para de correr é imediatamente substituído. Qualquer um. Posição só quem tem é o goleiro Boeck. Os outros dez executam funções ofensivas e defensivas. O meia, volante, lateral, ala, defensor e atacante. Crispim é um exemplo. Ontem, cansou e foi substituído.

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?