Logo O POVO+
O DNA de Ceni no Fortaleza é difícil de se livrar
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

O DNA de Ceni no Fortaleza é difícil de se livrar

Tipo Crônica

Esquema tático de Rogério Ceni deixou marcas no Fortaleza
Esquema tático de Rogério Ceni deixou marcas no Fortaleza (Foto: VINICCIOS SILVA/CRUZEIRO)

Compreensíveis as dificuldades que o técnico José Ricardo vem passando no Fortaleza. Se livrar do DNA de Rogério Ceni não é coisa simples, até porque o Fortaleza jogava diferente de todas as outras equipes. A começar pelo goleiro Felipe Alves.

A estratégia ofensiva de Ceni incluía o goleiro. A importância de Ceni no futebol brasileiro é revolucionária. Repare bem, caro leitor, quando os comentaristas e técnicos expressam em números a distribuição dos jogadores em campo, o goleiro não conta no sistema.

É só verificar: 4-4-2; 4-1-4-1; 3-5-2 e por aí vai. A partir da experiência de Ceni no Fortaleza o leitor poderá acrescentar o número um antes das configurações expressas acima. Essa tática de colocar o goleiro para jogar com os pés dava ao Fortaleza superioridade numérica.

Quando Felipe Alves avançava com a bola dominada até a sua intermediária. Os dois zagueiros abriam para as laterais formando, com o próprio goleiro, uma linha de três, os dois volantes apareciam pelo meio para facilitar a transição da bola da defesa para o ataque.

Seus dois laterais avançavam alongando o campo, enquanto goleiro, volantes e zagueiros ficavam trocando passes. Quando o momento se oferecia o goleiro lançava a bola alta para um lado do campo e os laterais cabeceavam para os atacantes.

Transição muito interessante. O passe alto quebrava uma ou duas linhas de marcação. Diferente de times considerados inferiores, que ficam na retranca e jogam por uma bola, o Fortaleza trazia nessa proposta ofensiva um recado: Estamos aqui para ganhar o jogo.

É possível que a contusão de Felipe Alves mude essa forma de jogar. Entrevistado no O POVO o goleiro substituto Marcelo Boeck declarou que, em primeiro lugar, "tem que arrumar a casinha", ou seja, a equipe deve primeiro não tomar gols para depois pensar em fazer.

Tarefa para o técnico Zé Ricardo! Devido ao favoritismo do Athletico Paranaense e a motivação de sua torcida com o recém título de campeão da Copa do Brasil, muita gente está encarando o jogo de logo mais como favas contadas. Sei não. Cada jogo tem sua história.

Leia outras crônicas de Sérgio Rêdes clicando aqui

| LEIA TAMBÉM |

Páginas Azuis com Sérgio Rêdes

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?