Logo O POVO+
Cabeça é pra pensar
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

Cabeça é pra pensar

Falta próxima à grande área (área de meta). Excitado e sensacionalista, o locutor televisivo acende o pavio que acredita atingir o coração do telespectador: "Os zagueiros vão para a área!" "É bom tomar cuidado!" "Jogador tal é muito bom na bola aérea!"

Como se fossem marionetes, jogadores de ambas as equipes procuram um posicionamento dentro da área já determinado pelo técnico, que naturalmente treina seus atacantes e defensores para essas situações em que as bolas paradas são lançadas.

O árbitro apita. A bola sai dos pés do batedor, atinge o seu ponto mais alto e começa a cair, descrevendo uma parábola. Jogadores saltam de braços abertos para ganhar equilíbrio, ocupar espaço, se proteger e atrapalhar o adversário na tentativa de fazer ou evitar um gol.

Para quem quer cabecear uma bola alta, as mãos e os cotovelos são armas poderosas. Citei o caso específico, mas essa disputa de bola pelo alto acontece a todo instante, e isso está fazendo com que as contusões no rosto e na cabeça tenham se multiplicado.

A informação vem da própria CBF que diz que as concussões, como são chamadas as contusões cerebrais que ocorrem após pancadas na cabeça se tornaram uma preocupação real no futebol. Anotei no domingo de Grêmio x Botafogo cinco atendimentos médicos.

Por conta disso, a CBF instituiu neste turno um protocolo obrigatório que os médicos dos times precisam seguir quando um jogador sofre uma pancada no rosto ou na cabeça. A comissão de médicos da CBF atesta que os choques no rosto ou na cabeça só perdem para distensões musculares.

O atendimento no campo tem de ser rápido, porém sinais como perda de consciência, convulsão no solo inibindo movimentos, confusão mental e marcha instável com a cabeça baixa determina retirada imediata do campo e transferência para um hospital.

Estimular o jogo rasteiro seria uma boa. O futebol fica bonito e lembre-se que Messi, o melhor jogador do mundo, usa a cabeça para pensar. Por outro lado, o futebol é tão rico que não se pode engessá-lo, mas um locutor esportivo não deve incentivar o jogo pelo alto. Pode fazer mal à saúde.

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?