Logo O POVO+
A tática do Leão: de goleiro para o lateral; do lateral para o velocista
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

A tática do Leão: de goleiro para o lateral; do lateral para o velocista

Tipo Crônica

Rogério Ceni clama aos céus por jogadores de velocidade pelos lados do campo. No momento ele conta com Osvaldo, David, Madson, Thiaguinho e Yuri César. Romarinho também é uma opção, porém, habilidoso e rápido, parece que prefere jogar centralizado.

O técnico tricolor insiste nas contratações de jogadores com essa característica porque na sua forma de entender o jogo esses velocistas exercem funções ofensivas e defensivas, e, nesse ir e vir em velocidade de uma linha de fundo a outra, surgem os problemas musculares.

Além disso, eles são de grande importância numa movimentação coletiva que faz a equipe do Fortaleza fazer a passagem da bola da defesa para o ataque. Essa transição é feita por todas as equipes pelos lados do campo e com a aproximação de jogadores.

No Fortaleza é diferente. Quando vai ser dado o tiro de meta ou quando o goleiro Felipe Alves reinicia o jogo através de uma reposição de bola, a manobra ofensiva fica clara. Seus dois zagueiros vão para as laterais. Os laterais avançam pelos seus setores.

O goleiro faz uma linha de três junto com os zagueiros. Uma segunda linha é composta pelos dois volantes, que voltam fazendo um "M". Há uma troca de passes, às vezes demorada, entre zagueiros, volantes e goleiro. O tricolor fica apreensivo porque o goleiro está fora da meta.

De repente, sai o passe preciso, pelo alto do goleiro, em direção aos laterais, que estão posicionados numa terceira linha e cabeceiam ofensivamente na direção da quarta linha, onde estão três velocistas. Quando a manobra ofensiva funciona, costuma ser mortal.

Evidentemente que o torcedor tricolor tem as suas reservas com relação a essa manobra. Ver o seu goleiro trocando passes vez por outra dentro do círculo central deixa qualquer um com taquicardia. Por outro lado, é verdadeiro que o goleiro "se garante".

E tem dado muito mais certo que errado. Os títulos de campeão cearense, campeão do Brasil da Série B e campeão do Nordeste atestam o que escrevo. Com seu goleiro-linha dando passes de efeito e seus atacantes velozes, o Fortaleza acredita ter encontrado a fórmula certa.

Leia outras crônicas de Sérgio Rêdes clicando aqui

LEIA TAMBÉM | Páginas Azuis com Sérgio Rêdes
 

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?