Logo O POVO+
Dalai Lima
Foto de Tarcísio Matos
clique para exibir bio do colunista

Jornalista, compositor, escritor, humorista, cantor e pesquisador da cultura popular. Escreveu várias composições em parceria com Falcão. É autor do livro

Tarcísio Matos arte e cultura

Dalai Lima

Tipo Crônica

De batismo, é Dalai Lama Lima, dos Lima do Boqueirão do Cesário. O nome é invenção da mãe Vanderléa Adriany, metida a espiritualizada. Hoje "com 17 ano interado", o jovem tem umas arrumações invocadas. Quando vê uma tijubina (calango ou briba), leva a mão ao peito e passa oito minutos conversando com o bolso esquerdo da calça. Dizem que Dalai Lima é...

- Doido! O menino da Vanderléa tem o juízo no canto certo não! – conclui um tio.

Verdade seja dita: em noite de lua cheia, Dalai Lima exterioriza poder quase sobrenatural: janta mingau de arrozina com uma coisinha de barro, qual fosse canela; empurra o pau a cantar mantras nunca dantes tocados na "rádia" local (em casa, ninguém sabe que praga é essa de mantra); e faz uma zoada assim, à moda "mutuca da boca torta empanzinada", como diz um tio dele:

- Uuummm! Uuummm! Bicho sem vintura é anum! Uuummm! Uuummm!

Mais seguro que papagaio no arame, totalmente avesso à "ricuruta" (briga, mão de tabefe), Dalai Lima tomou chá de sumiço e ninguém mais deu notícia dele no Boqueirão. Foi fazer morada nos Sítios Novos. Quengo raspado no zero, trocou o mingau por sopa de saraça, é avesso a banho e tá cheio de filosofias de vida:

"Seja a tua vontade de reagir a um cascudo do tamanho do mijador duma piôlha".

"Em vez de cair no pranto de choro, engula o motivo".

"Ao pegar na mão de São Pedro (morrer) diga-lhe: tô ariado, Pedim!"

"Sem ti, mental eu sou..."

Terra de dotô!

Bom demais conversar potoca com Jair Morais. Derradeiro encontro nosso foi na padaria, tomando café com rosca. O Poeta dos Cachorros sabe tudo, pode encangar assunto. E aí, Jair, como fazer para acabar com a carestia no mêi do mundo?

- Eu acho o seguinte: compra tudo pela metade. Fiado!

- E essa vacina que não chega?

- Na minha mente, a gororoba já tá pronta, falta só o vidrinho (pra botar ela).

- E a Amazônia ardendo em chamas?

- Eu tenho pra mim que o hômi não é mais burro porque é só um.

- E o Donald Trump?

- Eu dou por vista um homem desses com uma peixeira nos quartos!

Leia também | Confira mais crônicas de Tarcísio Matos, exclusivas para leitores do Vida&Arte

Ouvido e nariz absolutos

O sujeito que tem a categoria de reconhecer uma nota musical saída de um rói-rói sem uma referência anterior, algo que sirva de parâmetro, é altamente marrumeno - "ouvido absoluto". "Uma em cada 10 mil pessoas nasce com a habilidade", informa a Super Interessante. Ou seja, quanto menos cera, mais sustenido.

Coisa d’outras vidas, escola nenhuma ensina. Sardinha, amigo e irmão, tem isso e chega a incomodar – muriçoca desafinada leva beliscão na rede. Com ele, Mozart, Hermeto Pascoal, Stevie Wonder, Chico Brown (neto do Chico Buarque, filho de Helena e do Carlinhos). Arrastado de penico, por menos dó que dê, dizem no ato a nota.

Mas nem só de ouvido vive o homem. De acordo com a "Babau Magazine", dois em cada 17 mil bichos de orelha vêm aparelhado com "nariz absoluto". O velho Licó tem isso. Mais que provação, uma verdadeira expiação. Fala, Licó:

- Sabe o que é sentir catinga de virilha com enxofre vencido, usando máscara, numa loja de perfume, chupando chiclete e com uma gripe lascada? Eu sinto!

Foto do Tarcísio Matos

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?