Logo O POVO+
Ô macho azalado!
Foto de Tarcísio Matos
clique para exibir bio do colunista

Jornalista, compositor, escritor, humorista, cantor e pesquisador da cultura popular. Escreveu várias composições em parceria com Falcão. É autor do livro

Tarcísio Matos arte e cultura

Ô macho azalado!

Tipo Crônica

Estudos da ONU não deixavam dúvidas: só havia uma e somente uma possibilidade de a "mutuca graúda dos quartos arriados e taba do queixo dismastriado sem juízo da Papua Nova Guiné" fazer uma vítima entre 7 bilhões de seres viventes do planeta. Pelo menos é o que consta da pesquisa "Só quem pisou em rastro de corno sabe que fulerage é essa", página 346. Eu li!

Pois Zé Galope foi "mordido" no primeiro terço do mole do "fucim" pela mutuca graúda dos quartos arriados e tá morre num morre em Iguatu. Os sintomas, os mais estranhos que um bicho de urêa poderá apresentar:

- cheira a macaco morto a tapa, mesmo asseando o sovaco com creolina;

- provoca feito uma guariba a água que bebe com caroços de milho inteiros, sem os haver comido;

- engole areia com tomate de vez, compulsivamente, ouvindo a Voz do Brasil;

- tem pesadelos com Rihanna, montados num jumento gabinete a caminho da Reriutaba.

Como essa mutuca rara chegou a Iguatu se só havia esse espécimen no planeta? Que nem o segredo da Esfinge a resposta está espalhada nalguma linha da missiva que enviou ao compadre Jair de Moura Morais - o Poeta dos Cachorros. Acompanhe as numerações ao final de cada sentença e descubra o porquê.

"Querido Poeta, agora estou pebado. E um homem despombalizado fica sem sustança, desprovido de forças até pra babar (1-2).

"Sempre fui uma pessoa assim, aliás, mais assim que assada. Mãe dizia que não era bem bom-ão do juízo (34-22).

"O pau que dá em Chico é o mesmo que dá em Francisco, desde milenovecentos e me esqueci. Obro mais que um boi e isso me infelicita (6-71).

"Fui inventar de seguir sete passos para não melar a vara em público, do Dr. Mandioca, e olha como eu fiquei (7-5)!

"Ainda tenho aquela bodega sortida, especializada em ovos caipira, limpeza de vírus em computador e fossa, lixa, querosene e bola Rivelino (10-2).

"Por fim, o maior sinal de que está perdendo a audição é quando você fica mouco. E eu estou mouco das oiças" (9-1).

Entenderam por que Zé Galope é um macho por demais azalado?

 

Se ela se fizer de doida eu abarco!

Cabôco & seus Papudos, a melhor banda de forró barroco da Vila - 17 anos só de ensaios. O band-leader, Cutruco, espécie de Mick Jagger depois duma capoeira de chato, é pálido, oião estofado, um esmeril em contato com um celular da pôde. Quer matar ele e colegas? Dê uma passadinha no Centro Social entre 7 e 18 horas. Haja desafinação! Quando falta cana, corre sacolinha pra "apurar" moedinhas até de um centavo. Chegam a comprar de um "pingo de cana" pra melar o bico.

Segunda passada faltou grana total pra meiota. A vontade de "calibrar" os nervos ia bater na lua. Vendo que não havia apelação, zero de doações, o jeito foi armar plano mirabolante: roubar todo o conteúdo da caixinha do pessoal do frigorífico do Aguiar (COLABORE COM O NATAL DOS FUNCIONÁRIOS).

- Quando acabar, nós devolve a caixa fechada - defendeu o baterista Ringo Papangu.

No que aparteou o falante Cutruco:

- Negatofe! A gente não samo meliante! Nossa porção Papai Noel impõe que deixemos lá dois centavo de indês...

Foto do Tarcísio Matos

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?