Logo O POVO+
Minimuseu Firmeza: casa de artes plásticas é reconhecida como Patrimônio de Fortaleza
Comentar
Foto de Vertical
clique para exibir bio do colunista

Vertical é a coluna de notas e informações exclusivas do O POVO sobre Política, Economia e Cidades. É editada pelo jornalista Carlos Mazza

Vertical política

Minimuseu Firmeza: casa de artes plásticas é reconhecida como Patrimônio de Fortaleza

Em decisão do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural, museu ganha título pelo destaque do casal de artistas e residentes Nice e Estrigas
Comentar
FORTALEZA,CEARÁ, BRASIL,17-05-2025: Relatório do Minimuseu Firmeza que vem passando por situações de abandono do poder público, com varios problemas de acesso, aguarda auxílio para se manter. (Foto: Samuel Setubal/ O Povo) (Foto: Samuel Setubal)
Foto: Samuel Setubal FORTALEZA,CEARÁ, BRASIL,17-05-2025: Relatório do Minimuseu Firmeza que vem passando por situações de abandono do poder público, com varios problemas de acesso, aguarda auxílio para se manter. (Foto: Samuel Setubal/ O Povo)

O Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (COMPHIC) de Fortaleza reconheceu o Minimuseu Firmeza como Patrimônio Cultural de Fortaleza, declarando-o de Relevante Interesse Cultural do Município, na última quarta-feira, 12. A decisão atende proposta da vereadora Mari Lacerda (PT), representante da Câmara Municipal no colegiado.

“O Minimuseu expressa a identidade, a criatividade e a memória do Ceará, contribuindo de maneira efetiva para a valorização da cultura brasileira. A declaração como bem de relevante interesse cultural é uma vitória importante para a cultura cearense, fundamental para assegurar a preservação, difusão e sustentabilidade institucional desse espaço que abriga a memória de Nice e Estrigas e a história das artes plásticas do nosso estado”, reconheceu vereadora.

Ainda em reunião da quarta-feira, o COMPHIC aprovou ainda o tombamento definitivo do restaurante Albertu’s, localizado à beira do Rio Ceará e em funcionamento há 54 anos. O espaço possuía tombamento provisório desde 2018, funcionando agora como Museu Orgânico.

LEIA NO OP+ | Minimuseu Firmeza: os desafios do equipamento criado por Nice e Estrigas

Histórico do Minimuseu Firmeza

Localizado no Bairro Manuel Sátiro, em Fortaleza, espaço foi residência do casal de artistas Estrigas (1919–2014) e Nice Firmeza (1921–2013), que transformaram casa em um espaço museológico. O acervo inclui documentação sobre história das artes plásticas cearenses.

O local também desenvolve ações de educação patrimonial, pesquisa, atendimento ao público e residências artísticas, atuando como espaço vivo de criação e memória.

por Camila Maia - Especial para O POVO

Foto do Vertical

Política é imprevisível, mas um texto sobre política que conta o que você precisa saber, não. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?