Logo O POVO+
Guaramiranga tem maior crescimento demográfico do Ceará
CIDADES

Guaramiranga tem maior crescimento demográfico do Ceará

Edição Impressa
Tipo Notícia

De 2018 até 1º de julho de 2019, Guaramiranga teve crescimento populacional de 44,5%, de acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Distante de Fortaleza 99,6 km, a cidade tinha aproximadamente 3.595 habitantes no ano passado. Agora, o número chega a 5.193, sendo a segunda menor população entre os municípios do Ceará.

O crescimento demográfico atípico é resultado da mudanças nas divisas territoriais da cidade, que englobou áreas de localidades vizinhas. O aumento aconteceu também em General Sampaio, com mais 9,5%.

Por perder área para Guaramiranga, a cidade vizinha Mulungu ficou com população estimada 16% menor que em 2018. O supervisor da disseminação de pesquisas do IBGE, Helder Rocha, explica que o mesmo aconteceu com Graça, que teve diminuição de 6,6% no número de habitantes, Senador Pompeu, com menos 4,4%, Itatinga (- 3,9%) e Tarrafas (- 3,7%).

A malha de divisas do estado é passível de revisão quando há divergência entre o marco mencionado na Lei e o limite político-administrativo. Em alguns casos, falta precisão cartográfica ou toponímica.

Um município pode agregar novas áreas a partir da articulação de um Processo de Agregação/Incorporação de Áreas junto a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

O processo envolve, não somente os aspectos técnicos, mas também o histórico e o político.

O que você achou desse conteúdo?