Logo O POVO+
Iniciativas particulares realizam a limpeza de espaços públicos em Fortaleza
CIDADES

Iniciativas particulares realizam a limpeza de espaços públicos em Fortaleza

Na data em que se celebra o Dia Mundial da Limpeza, conheça algumas pessoas que, por iniciativa própria, atuam na promoção de uma consciência ambiental
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Itim Silva, professor de surfe, mobiliza comunidade para recolher lixo da Praia da Leste Oeste (Foto: Deísa Garcêz/ Especial para O POVO)
Foto: Deísa Garcêz/ Especial para O POVO Itim Silva, professor de surfe, mobiliza comunidade para recolher lixo da Praia da Leste Oeste

Ação mundial que visa a mobilização de voluntários para a limpeza de espaços públicos, o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é celebrado anualmente no terceiro sábado do mês de setembro. Em Fortaleza, há quem não espere a data para recolher resíduos e alertar para a importância do descarte correto.

É o caso de Itim Silva, 34, que tem na Praia da Leste Oeste sua segunda casa. É nela que o cearense não só pratica surfe desde pequeno, como também ensina moradores da comunidade e de outros bairros de Fortaleza a dar suas primeiras manobras em cima de uma prancha.

Geralmente uma vez por mês, Itim arregimenta alunos do projeto O Surf Resgatando Sonhos, amigos e demais interessados para fazer um verdadeiro mutirão de limpeza na praia. "A gente já fazia essas ações pra conscientizar o povo porque a maioria do lixo (que chega aqui) é da Beira Mar, por conta que cai no mar e a correnteza arrasta tudo. Quando tem festa no Aterro, então, aí no próximo dia já é dia de ação!", constata.

Grupo coleta lixo antes de começar a surfar

Limpeza da Praia do Futuro tem participação de Influenciadoras digitais

Ação recolhe lixo e resíduos de quatro quilômetros de praia no Porto das Dunas

Sua iniciativa, aos poucos, foi contagiando os comerciantes da área. "Faço a limpeza de praticamente a praia toda porque a galera vê, aí o outro barraqueiro começa a fazer e o outro também... Aí vira um mutirão". Os moradores se engajaram. "Tinha também a falta de educação da galera da comunidade. Mas aí, como eles viram a gente fazer - eu até coloquei algumas lixeiras - eles começaram a ficar mais educadinhos. Geralmente é uma vez no mês que tem uma ação. Tem muito aluno que é biólogo e eles me ajudam muito", reconhece.

É também na praia que a arquiteta e urbanista Larissa Bezerra dá vazão à solidariedade. Proprietária da Sustentabilize-se, "loja de produtos sustentáveis (copinho, canudo, etc.) que visa reduzir o impacto do dia a dia das pessoas em relação ao consumo de plástico", Larissa limpa praias pelo Estado. "Participo mais como voluntária, quando tem alguma ação", resume ela, que já participou de limpezas na Praia dos Crush e no Cumbuco, local onde será realizada, hoje e amanhã, mais uma edição do Winds For Future.

"Eu me voluntariei. Já fui a duas ações: Verdesfera e Winds For Future", explica ela, que é pós-graduanda em Construções Sustentáveis e realiza palestras sobre o tema da sustentabilidade e estilo de vida consciente.

Este conteúdo exclusivo para assinantes está temporariamente disponível a todos os leitores

Saiba mais:

www.diamundialdalimpeza.com.br

www.limpabrasil.org

www.verdesfera.com.br

@fortalezapelasdunas (FB)

@itimsilvasurfschool (IG)

@sustentabilizese (IG)

Serviço

Mutirão de limpeza da lagoa do Opaia

O que: iniciativa da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).

Quando: hoje, das 7h30 às 10h30

Onde: av. Lauro Vieira Chaves, s/n, Vila União

Hackaton Change for the Ocean

O que: promoção da cerveja Corona em parceria com a Parley for the Oceans

Quando: hoje, às 15 horas

Onde: Praia do Cumbuco, Caucaia

Mutirão de limpeza da Praia de Iracema

O que: iniciativa do Instituto Limpa Brasil

Quando: hoje, às 7h30 horas

Onde: Praia de Iracema

 

O que você achou desse conteúdo?