Logo O POVO+
Mais de 550 pessoas se mobilizam para limpeza das praias
CIDADES

Mais de 550 pessoas se mobilizam para limpeza das praias

Pernambuco
Edição Impressa
Tipo Notícia

Ontem, um grupo de mais de 550 pessoas, entre voluntários, servidores estaduais e técnicos municipais retirou mais de 30 toneladas de óleo em sete praias de Pernambuco. Com a limpeza de sábado já foram retirados do litoral pernambucano mais de 50 toneladas de óleo nos últimos sete dias.

A operação mobilizou cerca de 200 pessoas do governo de Pernambuco e de outros órgãos. Além de mais de 350 pessoas, entre voluntários e técnicos das prefeituras litorâneas. De acordo com o governo do estado, a operação envolveu ainda três helicópteros, 30 viaturas, sete caminhões, duas lanchas, um navio-patrulha da Marinha e seis barcos. O governo contratou ainda barcos que removeram material em alto-mar.

A Justiça Federal em Pernambuco determinou que o Governo Federal adote medidas de contenção contra o avanço das manchas de óleo sobre o litoral do Estado. A decisão, do juiz Augusto Cesar de Carvalho Leal, foi publicada ontem, 20, acatando um pedido do Ministério Público Federal (MPF), em tutela de urgência.

O texto estabelece uma multa diária de R$ 50 mil à União e ao Ibama em caso de descumprimento das medidas. Ainda determina que, a cada cinco dias, deverão ser apresentados relatórios sobre a situação das praias atingidas pelo óleo. Está marcada uma audiência de conciliação para a próxima sexta-feira, 25.

Entre outros pontos, a Justiça exige: à União, que em até 24 horas forneça equipamento de proteção individual, inclusive aos voluntários; que em até 24 horas forneça recipiente adequado para armazenar o óleo recolhido; que dê continuidade ao monitoramento contínuo das áreas sob risco; que dê início no prazo de 24 horas à implementação de barreiras de proteção nos ambientes mais sensíveis da costa (manguezais, estuários, corais e fanerógamas); ao Ibama, que se manifeste com nota técnica em até 24 horas sobre as providências a serem tomadas quanto ao atendimento à fauna afetada. (com informações da Ag. Brasil e JC Online)

O que você achou desse conteúdo?