Logo O POVO+
Dois miniterminais começam a ser construídos em fevereiro
CIDADES

Dois miniterminais começam a ser construídos em fevereiro

Segundo a Prefeitura, os equipamentos foram planejados com base em uma consulta feita aos passageiros
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Desenho do projeto (Foto: Reprodução/Captura de tela/Seinf)
Foto: Reprodução/Captura de tela/Seinf Desenho do projeto

A construção de dois miniterminais em Fortaleza, um no bairro José Walter e outro na avenida Washington Soares, devem começar em fevereiro do próximo ano, conforme Manuela Nogueira, titular da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). As licitações das obras devem ficar prontas ainda neste mês de novembro. A construção foi planejada a partir da pesquisa "Origem-Destino da cidade de Fortaleza", realizada na Capital a fim de "entender o desejo dos passageiros".

Conforme a Seinf, o miniterminal da Washington Soares está orçado em R$ 4,3 milhões, enquanto o do José Walter está em R$ 5,8 milhões.

 Objetivo do projeto, de acordo com Manuela, é fazer com que esses miniterminais sejam pontos intermediários, um "meio do caminho de dois terminais". "A pessoa obrigatoriamente não precisa ir até o Terminal da Messejana para chegar perto de casa ou para pegar uma linha menor. Ela chega até a Washington Soares e dali já pode se descolar para outros lugares", afirma a secretária.

Há a possibilidade da construção de outros miniterminais, mas quem poderá indicar a necessidade dessas implementações é a pesquisa, informa a secretária. Os pontos escolhidos para as obras são estratégicos, segundo Manuela. "A Washington Soares é uma área da cidade que está muito em expansão. A ideia é que a gente possa unir todos os modais naquela avenida muito importante. No José Walter, começou a crescer lá a construção dos habitacionais, como o Cidade Jardim 2. O miniterminal no José Walter veio atender a essa nova centralidade habitacional", explica a secretária. Pelo menos 23 mil residências estão sendo visitadas, conforme a pasta.

Existe também a previsão da construção de um outro miniterminal no Centro de Fortaleza, na Praça José de Alencar, cuja licitação deve tardar um pouco mais, no mês de dezembro. As obras desse último devem começar em março de 2020. "Existem pesquisadores nas esquinas, fazendo visitas em domicílios para entender o desejo da população de Fortaleza. Onde é que a população está saindo e está chegando?. Essa pesquisa precisa ser feitas de tempos em tempos para entender como ela cresceu e como está se movimentando", reforça Manuela.

Outras obras em Fortaleza também são planejadas a partir de pesquisas como essas. É o exemplo da requalificação da avenida Mozart Pinheiro de Lucena, que deve começar no início do próximo ano, conforme Manuela Nogueira.

O que você achou desse conteúdo?