Logo O POVO+
MPCE recomenda vistoria em 250 prédios denunciados por risco de desabamento
CIDADES

MPCE recomenda vistoria em 250 prédios denunciados por risco de desabamento

28 prédios já foram supervisionados. 10 precisavam de manutenção, quatro foram evacuados por risco, e 14 foram notificados pela Defesa Civil para correção das falhas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Edifício Modigliane apresenta falhas estruturais e moradores temem que o desabamento do prédio (Foto: ALEX GOMES/Especial para O POVO)
Foto: ALEX GOMES/Especial para O POVO Edifício Modigliane apresenta falhas estruturais e moradores temem que o desabamento do prédio

O Ministério Público do Ceará (MPCE) encaminhou à Prefeitura de Fortaleza listagem com 250 prédios a serem vistoriados na Capital. A lista foi resultado do cruzamento de dados a partir de denúncias feitas à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, Agência de Fiscalização (Agefis) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE). A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) afirma não ter calendário para que as vistorias sejam realizadas. O órgão também não divulgou, "por questões estratégicas", a localização das edificações.

Nesta quinta-feira, 28, a Justiça deferiu pedido do MPCE para demolição do edifício Condomínio Edifício Saint Patrick's II, localizado no bairro Cocó. 

Com a situação de risco evidente, 28 prédios já foram supervisionados. Dos quais, 10 precisavam de manutenção, mas sem riscos de desabamento. Dentre os 18 restantes, quatro foram evacuados por risco e 14 foram notificados pela Defesa Civil para correção das falhas. O órgão deve retornar para verificar se os reparos foram feitos. Caso isso não ocorra, a Procuradoria Geral do Município (PGM) adotará as medidas judiciais cabíveis.

O procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Rios, destaca a vistoria prioritária em prédios com risco de colapso. Plácido pontuou ainda a necessidade de ação em conjunto entre órgãos públicos e privados para organizar a força-tarefa. “Nós vimos a necessidade de sentarmos numa mesa, cada ente com sua competência, para que, com atuação multidisciplinar, consigamos ter noção, primeiro, do tamanho do problema, e depois começar a atuar”. O principal objetivo é evitar tragédias como a do Edifício Andrea, ocorrida em outubro último.

Fiscalização

Depois da ida à campo, a procuradora de Justiça Angela Gondim afirmou ter se assustado com o que viu. “Fortaleza, principalmente o Dionísio Torres, tem prédios muito antigos. Na época de expansão imobiliária, na década de 70 e 80, que atinge aquele bairro, o Plano Diretor da Cidade não tinha tantas exigências para as construções como hoje. A gente tem alguns bairros com edificações que foram feitas sem as exigências legais e que podem acarretar problemas”, relatou.

A titular da Seinf, Manuela Nogueira, frisou que não é intuito da Prefeitura aplicar multa em caso de prédio em situação irregular. Mas ressalta que o caminho principal para evitar tragédias e danos à sociedade cearense é informar e fazer um controle sobre a manutenção dessas construções.

“A Prefeitura vai lá e multa esse prédio, que já não está com suas condições reais. Será que o valor da multa vai resolver o problema da manutenção predial? Não deixando, em hora nenhuma, a responsabilidade de fazer a fiscalização. Mas, além disso, todos têm de ter a consciência de que a manutenção de sua residência é responsabilidade civil de cada um fazer sua manutenção”, afirmou Manuela.

Órgãos envolvidos

O relatório foi conhecido na manhã desta sexta-feira, 29. O material é resultado de esforços conjuntos feitos pela Comissão de Inspeção Predial do MPCE, juntamente com a CBMCE, Defesa Civil, Agefis, Seinf, Coordenadoria Especial de Articulação das Secretarias Regionais (Coareg), PGM, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea).

Além do Sindicato Das Empresas De Compra, Venda, Locação E Administração De Imóveis Do Ceará (Secovi-CE), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Ceará e Sindicato das Construtoras do Estado do Ceará (Sinduscon-CE). Na ocasião, também foi lançada a campanha “Meu prédio + seguro”. O objetivo é divulgar a necessidade de manutenção predial e tirar as dúvidas de moradores e proprietários de prédios residenciais e comerciais; esclarecer questões relacionadas aos riscos de construções.

O que você achou desse conteúdo?