Logo O POVO+
Calçadão da avenida Desembargador Moreira fica pronto este ano
CIDADES

Calçadão da avenida Desembargador Moreira fica pronto este ano

| Fortaleza | Ordem de serviço foi assinada ontem pelo prefeito Roberto Cláudio. Obra tem custo previsto de R$ 11,2 milhões
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
TRECHO ENTRE Praça Portugal e avenida Abolição terá fiação subterrânea  (Foto: MAURI MELO)
Foto: MAURI MELO TRECHO ENTRE Praça Portugal e avenida Abolição terá fiação subterrânea

O prefeito Roberto Cláudio assinou ontem, 9, ordem de serviço para iniciar as obras de requalificação viária da avenida Desembargador Moreira, entre as avenidas Pontes Vieira e Abolição. Foram anunciadas intervenções em drenagem, implementação de fiação elétrica subterrânea e novo calçadão. Além disso, foi autorizada a instalação de 130 novas estações do Bicicletar na Capital.

Com orçamento de R$ 11,2 milhões, a obra tem previsão de 12 meses para ser concluída. No entanto, o trecho que transforma um lado da avenida em calçadão e é considerado o mais importante pela Prefeitura deve estar finalizado em oito meses.

A secretária de Infraestrutura Manuela Nogueira explica que a requalificação acontece em três trechos. O primeiro, da avenida Padre Antônio Tomás até a Pontes Vieira, já foi iniciado. O segundo, da avenida Padre Antônio Tomás até a Dom Luís, onde o asfalto será substituído por pavimento intertravado e as calçadas serão ajustadas. E o terceiro, avenida Dom Luís até a Abolição.

Nesta parte, a Prefeitura planeja fazer um boulevard, com a ampliação da calçada. O sentido Abolição-Dom Luís (praia-sertão) será eliminado, já que, segundo a Prefeitura, o sentido viário contrário corresponde a mais da metade do tráfego na avenida.

O calçadão da Praça Portugal até Abolição deverá ter fiação subterrânea. Além de serviço de drenagem. A titular da Seinf afirma que, a partir do Programa de Infraestrutura em Educação e Saneamento de Fortaleza (Proinfra), cerca de 222 obras de drenagem estão sendo executadas, 10 delas em avenidas.

"Já tem projeto para liberar obra de drenagem para a Heráclito Graça. É uma infraestrutura que demanda muito recurso e durante a obra dá muito transtorno", informa Manuela.

O principal objetivo dos projeto na Desembargador Moreira é valorizar o comércio local e conectar o aeroporto ao setor hoteleiro de Fortaleza. O secretário da Regional II, Ferrúcio Feitosa, explica que comerciantes e moradores do trecho foram consultados em duas audiências públicas e reuniões para definição do projeto a ser executado. Comerciantes preferiram a ampliação do calçadão no lado leste, para valorizar as lojas.

O secretário de Conservação e Serviços Públicos João Pupo afirma que a ideia é fazer uma cidade "convidativa" para pedestres e ciclistas, além dos carros. Para isso, uma nova ciclofaixa será implantada na avenida.

O secretário aproveitou para informar que 130 novas estações do Bicicletar serão instaladas até junho na Capital, abrangendo bairros da Regional I e Messejana.

O que você achou desse conteúdo?