Logo O POVO+
Covid-19: Circulação viral está disseminada em toda a Capital, diz SMS
CIDADES

Covid-19: Circulação viral está disseminada em toda a Capital, diz SMS

O patamar de positividade de exames RT-PCR indica o aumento da circulação. Em oito dias, a taxa subiu 33% na Cidade. Até o último sábado, 16, foram registrados 138 óbitos em decorrência da pandemia no Ceará
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Incremento da taxa de positividade de exames RT-PCR preocupa a secretaria. (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Incremento da taxa de positividade de exames RT-PCR preocupa a secretaria.

A circulação viral da Covid-19 está disseminada em parte significativa do território de Fortaleza, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nesta sexta-feira, 22. Dados da pasta indicam que há aglomerados de mortes em vários bairros da cidade, o que indicaria a presença do vírus em todo o município. Nessa quinta-feira, 21, o governador Camilo Santana (PT) ampliou as medidas de restrição em Decreto Estadual.

O patamar de positividade dos exames RT-PCR, considerado mais confiável para monitoramento, também indica que a circulação do vírus segue crescendo na Capital. Entre os dias 10 e 18 deste mês, a proporção de positividade cresceu 33%. Em 2021, até o último sábado, 16, Fortaleza já registrou 71 óbitos e 6.733 casos confirmados.

De acordo com a SMS, a intensificação da testagem é fundamental para que a pandemia seja controlada. “A ampliação da testagem RT-PCR direcionada a grupos específicos é essencial nessa fase para o monitoramento de surtos e identificação de mudanças no cenário epidemiológico”, defendeu em nota.

Comparado à primeira semana do ano, o Ceará registra aumento de 121% do número de casos confirmados e redução de 32% no número de óbitos, de acordo com boletim epidemiológico da Secretária de Saúde do Estado (Sesa). No total, foram registrados 138 óbitos em decorrência da pandemia em 43 municípios até o dia 16 deste mês. Os óbitos vitimaram, em 75% dos casos, pessoas de 60 anos ou mais. 68% das mortes apresentavam doenças crônicas pré-existentes e uma era gestante.

Desde o início da pandemia, 10.320 cearenses morreram em decorrência da Covid-19, de acordo com dados da noite desta sexta-feira, 22, do IntegraSUS, plataforma da Sesa. O número de casos confirmados chega a 360.973 e o nível de ocupação de leitos de UTI já é de 74,5% — índice considerado como alerta moderado pela administração estadual.

O que você achou desse conteúdo?