Logo O POVO+
Fiscalização será ampliada nas regiões leste e sul de Fortaleza
CIDADES

Fiscalização será ampliada nas regiões leste e sul de Fortaleza

Avenidas Washington Soares, Osório de Paiva e Oliveira Paiva estão entre os alvos de fiscalização reforçada. Consumo de bebida alcoólica fora de casa está proibido após as 22 horas
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Balanço geral divulgado no sábado, 24, aponta que 352 estabelecimentos foram fechados no Ceará por descumprimento do decreto sanitário. (Foto: Divulgação Sesa)
Foto: Divulgação Sesa Balanço geral divulgado no sábado, 24, aponta que 352 estabelecimentos foram fechados no Ceará por descumprimento do decreto sanitário.

A fiscalização para coibir o descumprimento das medidas de prevenção à disseminação da Covid-19 será intensificada em Fortaleza. Além de áreas cuja atuação das equipes de vigilância tem aumentado, como Praia de Iracema e Benfica, regiões leste e sul também serão alvo de fiscalização mais severa. Corredores das avenidas Oliveira Paiva, Washington Soares e Osório de Paiva são exemplos. O consumo de bebida alcoólica está proibido nos estabelecimentos comerciais de Fortaleza após as 22 horas.

O plano foi divulgado na manhã desta sexta-feira, 22. De acordo com o coronel Eduardo Holanda, secretário municipal da Segurança Cidadã, a ampliação das ações será realizada de forma integrada entre órgãos de fiscalização e segurança da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado. Segundo ele, a fiscalização continuará em locais como “Praia de Iracema, Praia dos Crush, Beira Mar, Gentilândia, entorno de bares do Benfica”.

“Essas fiscalizações vão permanecer e estão sendo reforçadas mas, a partir desse planejamento integrado, a gente tá chegando em mais locais com maior número de equipes. Estamos atingindo novos corredores, a exemplo da avenida Washington Soares, que vai ter ação da Polícia Militar juntamente com o Corpo de Bombeiros para evitar a venda e consumo no local. Exemplo clássico: as pessoas compram bebida nos postos de gasolina e fazem uso nas lojas de conveniência e arredores. Isso, a partir de hoje, está proibido”, explicou Holanda.

Com base em determinação estadual publicada na quinta-feira, 21, estabelecimentos que descumpram normas sanitárias serão multados e interditados imediatamente por sete dias. "O decreto municipal vai ser publicado ainda hoje (sexta-feira, 22) trazendo os ditames que o decreto estadual já determina, inclusive na questão do rigor. O estabelecimento que for flagrado não cumprindo as normas vai ter aplicação da multa e interdição imediata", alertou. 

De acordo com Laura Jucá, superintendente da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), no mês de janeiro, já foram realizadas 118 fiscalizações, 39 autuações e interdição de sete estabelecimentos. Dolores Fernandes, coordenadora da Vigilância Sanitária Estadual, informa que foram realizadas 103 autuações pelo órgão em neste mês. 

O que você achou desse conteúdo?