Logo O POVO+
Depois da Dom Luís, redução de velocidade é analisada para av. Santos Dumont
CIDADES

Depois da Dom Luís, redução de velocidade é analisada para av. Santos Dumont

Após a conclusão da nova sinalização que indica a readequação da velocidade máxima na Av. Dom Luís, indo de 60 para 50 km/h, trecho da Santos Dumont deve passar pelo mesmo processo
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Manifetação na Av. Dom Luís aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28 (Foto: (Foto: Thaís Mesquita))
Foto: (Foto: Thaís Mesquita) Manifetação na Av. Dom Luís aconteceu na manhã desta quinta-feira, 28

A avenida Santos Dumont deve ser mais uma a passar por alterações no limite de velocidade permitido na via. Nesta quinta-feira, 28, a avenida Dom Luís teve a conclusão da implementação da nova sinalização, que indica a redução da velocidade máxima permitida no local, indo de 60 para 50 km/h.

As medidas realizadas na Dom Luís já foram levadas a vários pontos da Cidade e devem chegar a outros locais da Capital. Segundo Juliana Coelho, superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), a avenida Santos Dumont também deve passar por estudos que podem resultar na redução de velocidade na via.

"A Santos Dumont deve passar por algo parecido. Ainda estamos analisando qual o trecho que possui a maior concentração de pedestres, vamos divulgar mais informações em fevereiro", destaca Juliana.

Diferente do que aconteceu na Dom Luís, que passou por readequação de velocidade em toda a sua extensão, a Santos Dumont deve sofrer alterações apenas em pontos específicos apontados por estudos da AMC.

Segundo André Luís Barcelos, Gerente de Operação e Fiscalização da AMC, existe um levantamento realizado pelo órgão em várias ruas e avenidas da Capital.

"Vias da cidade onde o fator velocidade acaba influenciando no acidente ou na severidade do acidente tendem a ganhar esse tipo de medida. A adequação de velocidade ocorre sobretudo em áreas que têm um fluxo maior de pedestre", explica André.

Segundo a AMC, a medida de redução de velocidade começou a ser adotada em fevereiro de 2018, na Av. Presidente Castelo Branco (Av. Leste-Oeste). Após a implantação da nova velocidade, os dados apontam uma redução de 40,60% no quantitativo de atropelamentos e de 20,2% no índice de acidentes com vítimas.

O número de acidentes envolvendo ciclistas (outros usuários vulneráveis) também sofreu queda, apresentando uma redução de 23,9% nos casos. O levantamento ainda mostra que o número de acidentes fatais reduziu 34,2%.

Ação educativa na Dom Luís

Nesta manhã, uma ação educativa foi realizada pela AMC em cruzamentos da avenida Dom Luís. Segundo Juliana Coelho, superintendente da AMC, a mobilização do órgão foi geral. Cerca de 40 membros da AMC estiveram espalhados nos cruzamentos da Dom Luís. O objetivo é conscientizar a população da importância de buscar a existência de um trânsito mais seguro.

Inicialmente, a mudança de velocidade na via terá caráter educativo. Os condutores terão até seis meses para se adaptarem à mudança. Multas por exceder o limite de velocidade de 50km/h só deverão ser aplicadas a partir de julho.

Na última semana, a médica cardiologista Lúcia de Sousa Belém, de 61 anos, morreu ao ser atropelada quando tentava cruzar a esquina da avenida Dom Luís com a rua Coronel Jucá.

LEIA TAMBÉM | 82% das ocorrências da Defesa Civil em Fortaleza são de risco de desabamento

O que você achou desse conteúdo?