Logo O POVO+
68,1% dos inscritos faltaram ao primeiro dia do Enem 2020 Digital
CIDADES

68,1% dos inscritos faltaram ao primeiro dia do Enem 2020 Digital

De 93,5 mil inscritos, 34.590 realizaram a prova e 70 participantes foram eliminados. No Ceará, abstenção foi de 66,1%, com 1.056 candidatos presentes
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
Movimentação fraca nos locais de prova do Enem Digital (Foto: Barbara Moira)
Foto: Barbara Moira Movimentação fraca nos locais de prova do Enem Digital

Das 93.590 pessoas inscritas para realizar a versão digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, apenas 31,9% estiveram presentes no primeiro dia de prova, que ocorreu neste domingo, 31. Dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa transmitida pelo YouTube apontam que 58.489 inscritos (68,1%) faltaram à aplicação. O segundo dia de provas está marcado para o próximo domingo, 7 de fevereiro.

Entre os inscritos para a realização da modalidade piloto, 3.112 são do Ceará e estão divididos entre Fortaleza, Sobral (97) e Quixadá (95). Na Capital, somam 2.920 candidatos. A abstenção em todo o Estado foi de 66,1%, uma vez que 2.056 pessoas não compareceram aos locais de prova. Os presentes somaram 1.056 (33,9%).

Leia também | Em Fortaleza, estudantes contam como foi a primeira edição digital do Enem

Dados do Inep apontam ainda que 70 participantes, em todo o País, foram eliminados do Enem. Entre os motivos para a eliminação estão: portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido, utilizar impressos, não atender às orientações dos fiscais e não respeitar as medidas de biossegurança.

"O índice de abstenção continua alto, como também teve no Enem impresso, e a gente entende que isso é muito em função da pandemia. Alguns locais estão em lockdown, e as pessoas não saíram das suas casas para fazer a prova", afirmou o presidente do Inep, Alexandre Lopes.

A prova foi realizada em 104 municípios. Ao todo, foram utilizados 1.028 locais de prova e 4.053 laboratórios. Destes, 41 locais de prova e 128 laboratórios eram no Ceará. Os números, segundo o Inep, não incluem Manaus (AM) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), em Macapá (AP).

O índice de abstenção foi percebido em locais de prova da Capital. Faltando uma hora para o Exame, funcionários comentaram à reportagem do O POVO que o comparecimento estava baixo. No Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) Parangaba, apenas três de 20 inscritos haviam chegado após meia hora de abertura dos portões.

Leia também | Desigualdade regional é tema da redação do Enem digital

Após realizar a prova no colégio Ari de Sá, na avenida Duque de Caxias, no Centro, o assistente de Planejamento e Controle da Produção (PCP), Brainer Alves Teixeira, 27, contou ao O POVO que a principal diferença que percebeu em relação ao modelo regular, foi a baixa movimentação. "Sobre ser no computador, achei bem interessante. É bem mais prático", afirma, ao fazer uma comparação com o preenchimento do cartão-resposta.

A praticidade também foi citada por Geísa Cândido do Nascimento, 27. "Para a gente não precisar estar voltando as páginas se quisesse voltar para uma questão", descreveu. Ela conta que não sentiu insegurança sobre a aplicação do Exame de forma digital. "Quando saiu o resultado do local de prova para o impresso, eu fiquei com medo de algum problema, mas depois deu certo", disse.

No momento de se inscrever no Enem, Filipe Augusto Cysne, 18, lembra que "por algum motivo" apareceu apenas a opção do modelo digital. Por fim, ele conta que gostou dessa modalidade. "Você ganha bastante tempo porque não precisa preencher o cartão-resposta. Não tem perigo de errar, você pode remarcar e fazer tudo bem tranquilo", descreve.

Por erro no sistema, estudantes foram dispensados do local de prova em cinco estados neste domingo, 31. "Quem não conseguiu fazer a prova hoje pode fazer a prova no domingo que vem e pedir a reaplicação só para o primeiro dia de prova, no dia 23 de fevereiro", afirmou Alexandre Lopes na entrevista coletiva. Outra opção é o participante prejudicado pedir a reaplicação dos dois dias de prova, nos dias 23 e 24 de fevereiro, que será realizada no modelo impresso do Enem.

O que você achou desse conteúdo?