Logo O POVO+
Governo vai contratar taxista e ubers para levar idosos a pontos de drive-thru de vacinação
CIDADES

Governo vai contratar taxista e ubers para levar idosos a pontos de drive-thru de vacinação

| Covid-19 | Hoje, novos pontos de vacinação começam a funcionar. O objetivo é acelerar processo para vacinar todos acima de 75 anos
Edição Impressa
Tipo Notícia Por
LONGAS FILAS se formaram 
ontem no Centro de Eventos com idosos em busca de vacina (Foto: FCO FONTENELE)
Foto: FCO FONTENELE LONGAS FILAS se formaram ontem no Centro de Eventos com idosos em busca de vacina

O governador Camilo Santana (PT) e o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), informaram que taxistas e motoristas de aplicativo serão contratados para levar idosos para se vacinar em Fortaleza. O governador afirmou que é estudada a possibilidade de a vacinação ocorrer durante 24 horas. O objetivo é acelerar o processo de vacinação dos mais de 51 mil idosos com mais de 75 anos já cadastrados, além de ampliar o acesso para quem não possui veículo.

As informações foram divulgadas em live nas redes sociais, ontem, 5. Serão abertos três novos postos de vacinação drive-thru hoje: Arena Castelão, Cuca Barra e Cuca José Walter. Os táxis e Ubers levarão quem não tiver como ir de carro.A expectativa é de atender cerca de 7 mil idosos somente no fim de semana, de acordo com a Prefeitura de Fortaleza.

Conforme o governador, os motoristas serão testados para Covid-19. "Vamos buscar esses idosos em casa, levar para o drive-thru e levar de volta", explicou. "Nossa meta é, chegando essa vacina, vamos distribuir para os municípios cearenses e vamos fazer toda a cobertura da população acima de 75 anos na Capital cearense", disse. Nesta sexta, 115 mil doces da vacina Coronavac chegarão ao Ceará.

Segundo o prefeito, seria uma forma de evitar o trabalho de deslocar equipes de casa em casa, que leva mais tempo. "Vacinação domiciliar é muito boa, mas leva mais tempo", afirmou. Serão implantados locais de vacinação em todas as seis macrorregiões de Fortaleza, conforme Sarto. Atualmente, são dois pontos de imunização no modelo drive-thru, um no Centro de Eventos e outro no Shopping Iguatemi.

FORTALEZA, CE, BRASIL, 05-02-2021: Vacinação de idosos contra o coronavirus no centro de eventos do Ceará  (Foto: Fco Fontenele/O POVO)
FORTALEZA, CE, BRASIL, 05-02-2021: Vacinação de idosos contra o coronavirus no centro de eventos do Ceará (Foto: Fco Fontenele/O POVO) (Foto: FCO FONTENELE)

Leia também: Em Fortaleza, chega a 63,5 mil número de vacinados contra Covid-19

Na próxima semana, Governo do Estado deve anunciar medidas para setor de eventos, bares e restaurantes. Conforme o chefe do executivo estadual, eles têm sido os mais afetados com a pandemia no Ceará.

A partir da tarde de ontem, os idosos acima de 90 anos começaram a ser vacinados no drive-thru do Centro de Eventos do Ceará sem obrigatoriedade de cadastramento prévio. Para serem imunizados, os idosos acima de 90 anos devem portar comprovante de endereço e documentos pessoais. No caso do drive-thru do Shopping Iguatemi, os idosos com mais de 90 precisam estar cadastrados no site Vacine Já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza, da Prefeitura de Fortaleza. Contudo, também não é necessário ter agendamento.

Leia também: 70% das vacinas recebidas pelo Ceará já foram usadas até esta sexta, 5

Nos dois pontos de drive-thru, as pessoas entre 75 e 89 anos precisar estar cadastradas e com agendamento marcado. Elas devem se direcionar ao ponto de vacinação na data e no horário indicado.

 

 

Fortaleza em 02 de fevereiro de 2020, Inicio das vacinações em drive thru contra o Covid-19, para idosos, no centro de eventos. (Foto Julio Caesar/O Povo)
Fortaleza em 02 de fevereiro de 2020, Inicio das vacinações em drive thru contra o Covid-19, para idosos, no centro de eventos. (Foto Julio Caesar/O Povo)

Castelão e Cucas Barra e José Walter serão centros de vacinação a partir deste sábado, 6

Fortaleza terá três novos centros de vacinação contra a Covid-19 a partir deste sábado, 6: Arena Castelão, Cuca Barra e Cuca José Walter. A expectativa é de atender cerca de 7 mil idosos somente no fim de semana, de acordo com a Prefeitura de Fortaleza. No sábado, o atendimento ocorre entre 12h e 17h, e no domingo, entre 9h e 17h.

Serão atendidos nos novos locais, entre sábado e domingo, idosos acima de 75 anos que se cadastraram no site Vacine Já ou no aplicativo Mais Saúde Fortaleza e tiveram seu agendamento confirmado por e-mail ou WhatsApp, além dos idosos acima de 90 anos, independentemente de cadastro prévio. Estes últimos precisam apresentar comprovante de endereço e documento de identificação.

O Centro de Eventos, primeiro centro de vacinação de Fortaleza, receberá profissionais de saúde durante o fim de semana. A expectativa é de atender cerca de 6 mil profissionais que agendamento prévio feito pelas unidades em que trabalham. Ainda, 1.600 idosos acima de 75 anos estão agendados para o fim de semana no local, assim como idosos acima de 90 anos sem agendamento.Somando os quatro espaços de vacinação, o Município espera vacinar mais de 14 mil pessoas. Equipes da prefeitura realizaram as visitas domiciliares a idosos durante a semana; após reagendamento, as equipes atenderão neste sábado, 6, os idosos que não puderam ser atendidos por questões de ausência ou de limite de tempo.(Mateus Brisa)

Vacina

O governador Camilo Santana anunciou em suas redes sociais, ontem, que 115 mil doces da vacina Coronavac chegarão ao Ceará. A data e o horário ainda não foram divulgados, aguardando confirmação do voo pelo Governo Federal.

O que você achou desse conteúdo?